Campanha

15 de junho é Dia de Conscientização da Violência contra o Idoso

Segundo a ONU, em 2050 uma em cada cinco pessoas será idosa

Presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo participa da Reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Idoso
Reunião da Frente Parlamentar de Defesa do Idoso ocorrida em março (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

O Dia de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é celebrado mundialmente nesta quarta-feira (15/6). A data foi criada em 2006 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa com o objetivo de alertar a sociedade sobre os diferentes tipos de maus-tratos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o número de idosos no Brasil cresceu 55% em 10 anos, de 2001 a 2011, totalizando 23,5 milhões de brasileiros acima de 60 anos, que representam 22% da população do país. A projeção da Organização das Nações Unidas (ONU) é de que, em 2050, uma em cada cinco pessoas seja idosa, contabilizando 22% dos habitantes do mundo.

O crescimento no percentual de idosos no Brasil é acompanhado pelo aumento no número de casos de violência. Segundo os dados registrados pelo Disque 100, serviço de recebimento de denúncias contra violações de direitos humanos, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no primeiro semestre de 2015 houve 16.014 denúncias de violência a idosos, contra 13.752 no mesmo período de 2014. Em Porto Alegre, de janeiro a junho de 2015 foram registradas 131 ocorrências, número que corresponde a 75% do total de casos de 2014. As formas de violência compreendem negligência, violência psicológica, física e patrimonial e abuso financeiro e econômico.

Com o objetivo de conscientizar a população da capital gaúcha sobre maus-tratos sofridos pelas pessoas acima de 60 anos e para a necessidade de inseri-las na sociedade, a Câmara Municipal de Porto Alegre realiza algumas ações para discutir o assunto. Em março deste ano, a Frente Parlamentar em Defesa do Idoso, presidida pelo vereador Waldir Canal (PRB), realizou um debate sobre a segurança do idoso no trânsito da Capital. Em 2014, o vereador Márcio Bins Ely (PDT) criou o projeto de lei que instituiu a Semana Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa.

Texto: Cleunice Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)