TRIBUNA POPULAR

Aberta 34ª Semana do Migrante

Semana do Imigrante, com a participação do Fórum Permenente de Mobilidade Urbana RS. Na foto: vereadores e dirigente da entidade
Semana do Imigrante, com a participação do Fórum Permenente de Mobilidade Urbana RS. Na foto: vereadores e dirigente da entidade (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Foi durante a Tribuna Popular desta segunda-feira (17/6). O coordenador do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul, Mário Jaime Fuentes Barba, convidou os vereadores para audiência pública para tratar do orçamento da migração no município de Porto Alegre. O evento acontece, hoje mesmo, na Câmara, a partir das 19h. Disse que não devemos olhar para a questão migratória  como um problema mas sim como uma oportunidade de acolher, integrar, promover e criar oportunidades para que todos os migrantes sejam eles haitianos senegaleses sírios ou venezuelanos cresçam e se desenvolvam. Já Karin Kaid Wapechowwki, coordenadora de projetos com refugiado do serviço jesuíta a migrantes trouxe números das Nações Unidas. Segundo ela,  68, 5 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas em todo o mundo. Destes, 25 milhões são refugiados, metade deles com menos de 18 anos e 57% vieram do Sudão do Sul, Afeganistão e Síria. Ouça.

  • 20 de junho Dia Mundial do Refugiado