FRENTUR

Abertas as inscrições para o II Caminho de Porto Alegre

  • Foto: Joel Vargas / PMPA
    O lançamento foi realizado dentro da programação da Semana de Porto Alegre.
  • Foto: Joel Vargas / PMPA
    De acordo com Adriana Reis, cada peregrino vive o Caminho de forma diferente.

Estão abertas as inscrições para o II Caminho de Porto Alegre que acontecerá no dia 22 de abril, com início às 07 horas na Catedral Metropolitana, e é organizado pela Associação dos Amigos de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR) e do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).

O Vereador João Carlos Nedel, Presidente da Frente Parlamentar do Turismo (FRENTUR), explica que a caminhada passa por vários pontos turísticos, culturais e religiosos da Cidade. “O trajeto possui 21 km e vamos passar pela Orla do Gasômetro, Museu Iberê Camargo e Praia de Ipanema. Nossa expectativa é chegar a 500 peregrinos. Queremos que o Caminho de Porto Alegre entre para o calendário de eventos da Cidade e que turistas venham para participar da caminhada”.

Segundo a Presidente da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS), Adriana Reis, a caminhada é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Os peregrinos podem carimbar a credencial de Compostela no Caminho de Porto Alegre. “Desde a primeira edição, a Catedral, a Igreja das Dores, além dos santuários de Schoenstatt e de Santa Rita de Cássia, têm a chancela da Catedral de Santiago para carimbar as credenciais espanholas”, esclarece Adriana.

Durante a cerimônia de abertura, o Prefeito Nelson Marchezan parabenizou o Vereador Nedel pela lealdade e compromisso com a Cidade e o elogiou pela realização do Caminho. Já José Fogaça, salientou a relação que Porto Alegre tem com Nossa Senhora, citando as procissões que ocorrem em várias paróquias. “Porto Alegre é uma Cidade profundamente comprometida com a devoção religiosa”.

As inscrições para o II Caminho de Porto Alegre são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://acasargs.com.br/evento/2-caminho-de-porto-alegre/. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo de todo o percurso.