EPTC

Ação busca colher assinaturas em apoio à CPI da EPTC

Primeiro evento ocorrerá neste sábado, dia 6, no Parcão

(Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Neste final de semana, inicia-se uma série de ações que visam fortalecer a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O primeiro evento será neste sábado, 6, das 14h às 17h, na esquina da Rua Mostardeiro com a Goethe, no Parque Moinhos de Ventos. 

A ação que visa arrecadar assinaturas em apoio à CPI está sendo organizada pela equipe do vereador Professor Wambert, que sugeriu a abertura de Comissão na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A assinatura online também estará disponível na página “De Olho na EPTC”, no Facebook. 

Conforme Wambert, as últimas notícias só corroboram para aumentar a fiscalização e saber o que é feito com os recursos provenientes das multas. O vereador citou matérias do final do ano passado, que destacaram uma investigação do Ministério Público em relação a denúncias de pressão para que agentes da EPTC multassem mais, bem como depoimentos de agentes pressionados para aplicar mais multas. Nessa terça-feira, 2, matéria em jornal de grande repercussão evidenciou que as apelações cresceram de 28,9 mil para 56,3 mil e os pedidos acatados despencaram de 9,2% para 4,2%, entre 2015 e 2018, dados que já haviam sido apresentados pelo parlamentar durante sessão plenária.  

Tramita na Câmara um projeto do vereador Wambert que determina a criação de repositório de julgados dos recursos apresentados às notificações de infração por meio da JARI da EPTC, com o objetivo de esclarecer como são tomadas as decisões da junta. Wambert ressaltou, ainda, que deseja que o poder público exerça a sua finalidade de dar mais segurança no trânsito. “Segurança no trânsito não se conquista com agente escondido numa moita! Se conquista com  agente orientando o trânsito e não esperando acontecer a infração para que o Estado, ou melhor, uma empresa que usurpa o poder de polícia e multa os cidadãos faça disso a sua fonte de receita e de arrecadação”, concluiu.