Plenária do Estudante

Adolescentes apresentam quatro projetos para a Capital

Ariel, do Anne Frank, falou para os vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso
Ariel, do Anne Frank, falou para os vereadores Foto: Elson Sempé Pedroso

Duas turmas de 8ª série da Escola Estadual Anne Frank participaram, na tarde desta quinta-feira (24/3), no Auditório Ana Terra, da primeira Sessão Plenária do Estudante promovida em 2011. Uma inovação marcou a primeira edição do ano da atividade, organizada pelo Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre e que simula o trabalho parlamentar. Além de criar projetos, os alunos tiveram de indicar um colega para discursar no Plenário Otávio Rocha, onde os vereadores da cidade estavam reunidos em sessão.

Escolhido para subir à tribuna do plenário, Ariel Garcia Leite, de 14 anos, defendeu a revitalização dos parques e praças e lembrou a importância das áreas livres para as pessoas se divertirem e passearem. Segundo ele, é preciso mais segurança e limpeza nos parques e praças. “Você prefere a sua casa limpa ou suja?”, indagou, afirmando que, com “a casa arrumada”, haverá mais turistas na cidade. Por fim, o adolescente fez um apelo aos vereadores e ao público que assistia à sessão. “Ajude Porto Alegre a se tornar um lugar melhor para se viver”, disse.

Meio ambiente, transporte e educação

De volta ao Ana Terra, os estudantes da Anne Frank apresentaram e votaram quatro projetos redigidos por eles com sugestões de melhorias para as áreas de meio ambiente, transporte coletivo e educação. São propostas que pedem atenção à preservação, conservação e segurança das praças e parques; mais ônibus biarticulados, para reduzir a superlotação e dar conforto aos passageiros; multa pesada para quem jogar lixo em local inadequado; e municipalização de todas escolas estaduais de Porto Alegre para qualificar o ensino e conferir melhores salários para os professores.

A Sessão Plenária do Estudante é destinada a alunos de 7ª série em diante e realizada, normalmente, nas tardes de segundas-feiras durante o ano letivo. As escolas podem agendar participação no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefones (51) 3220-4318 e 3220-4187.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 

Leia também:
Aluno do Anne Frank participa de sessão plenária