Cultura

Adolescentes da Fasc expõem fotos na Câmara

Intitulada Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio aberto, a mostra pode ser visitada até o dia 28 de março

  • Exposição fotográfica da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), intitulada Serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto
    Trabalhos foram produzidos por adolescentes atendidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Exposição fotográfica da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), intitulada Serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto
    Proposta educacional faz parte de atendimento em razão de medida socioeducativa (Foto: Giulia Secco/CMPA)

“Minha vida está melhorando. Comecei a estudar, vou no colégio (...). Estou melhorando para dar orgulho para minha família”, expressa frase escrita em um dos nove painéis da exposição fotográfica Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), disponível até o dia 28 de março, na Avenida Clébio Sória, andar térreo da Câmara Municipal de Porto Alegre. A mostra reúne sobretudo fotos, assim como um tanto de frases de adolescentes que cometeram algum ato infracional e foram cumprir a medida socioeducativa no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Em todos os nove painéis, com cerca de 20 fotos cada, as imagens foram impressas em papel ofício normal, ou papel especial para foto, no tamanho A4. Segundo a psicóloga Fernanda Ludke Nardi, referência dos Serviços de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, da Fasc, “as fotos mostram todo o trabalho que eles (adolescentes) realizam ao longo do cumprimento da medida”. “São diversas atividades: esportivas, culturais, de reflexão”, afirma. De acordo com Fernanda, a exposição também apresenta retratos tirados por trabalhadores da Fasc. 

“Com o serviço comunitário consegui pensar e notar que eu estava fazendo era errado e também aprendi com o serviço comunitário que eu devo estudar e entendi que agora vou fazer a coisa certa” relata outro adolescente em mais um painel da exposição que, no ano passado, em 2018, teve a sua estrutura montada no Foro Central de Porto Alegre.  

A visitação, na Câmara, é de entrada gratuita, e fica aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 18 horas. A Casa Legislativa está localizada na Avenida Loureiro da Silva, 255, no Centro da capital. Mais informações: (51) 3220-4318 (Memorial). 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Adolescentes InfratoresMedida Socioeducativa