Sessão Solene

Agabritas recebe a Comenda Porto do Sol

  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro - Agabrita.
    Pedro Reginato, da Associação, comemorou a distinção, entregue pelo vereador Moisés Barboza (2º da esq. para a dir.) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga da Comenda Porto do Sol à Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro - Agabrita. Na foto, o vereador Moisés Barboza, proponente da homenagem.
    Além de vereadores, familiares, amigos e integrantes da Agabritas compareceram à solenidade (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Seguindo proposição do vereador Moisés Barboza (PSDB), a Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas) recebeu a Comenda Porto do Sol, da Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (29/5) no Plenário Otávio Rocha. Participaram da sessão solene o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim (PP), o deputado estadual Catarina Paladini (PSB e os vereadores João Carlos Nedel (PP), Reginaldo Pujol (DEM) e Mauro Pinheiro (REDE), que presidiu a sessão. 

O vereador proponente justificou a outorga por conta dos serviços prestados pela Agabritas à sociedade gaúcha de forma geral aos porto-alegrenses em particular. Ele destacou a atuação da entidade associativa e seu papel no desenvolvimento econômico. De acordo com Barboza, os empreendimentos na cidade enfrentam toda a sorte de burocracia para se instalarem na cidade, atingindo inclusive os empresários do segmento de extração de pedras e areia. Ele reclamou da ausência de dragagem no Guaíba por conta da crise do serviço público, enquanto que a categoria dos empresários do segmento poderia realizar a atividade. Atualmente, os organismos ambientais restringem a retirada de areia e pedras nos rios que formam a bacia do Guaíba.

O presidente da Agabritas, Pedro Antonio Reginato, agradeceu a presença de sua diretoria à solenidade. Ele ressaltou que a Comenda Porto do Sol é uma outorga oferecida a entidades e pessoas com relevância e destaque na sociedade. O dirigente reclamou da dificuldade enfrentada pelo segmento em extrair areia e pedra na região de Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, de maneira geral, enquanto o Guaíba vai se tornando uma hidrovia sem qualquer condição de navegabilidade pela perda do calado para embarcações de médio porte. 

Histórico

Fundada em 27 de maio de 1980 e ao longo desses 37 anos de trabalho, a entidade visa congregar as empresas que desenvolvem atividades na indústria de brita, areia e saibro, bem como desenvolve parcerias com as empresas fornecedoras de equipamentos para as atividades afins do setor da mineração, promovendo os seus interesses e objetivos comuns. Para tanto, a Agabritas busca o contínuo aperfeiçoamento técnico dos processos de produção nas áreas de atuação das empresas, bem como, objetiva uma comunicação eficaz nos diálogos e encontros com os principais órgãos de competência do setor, para que, estes, debatam sobre as carências, dificuldades e conquistas realizadas nesta área. A entidade reúne 400 associados.

A comenda

A Comenda Porto do Sol foi criada pela Resolução nº 2.083, de 7 de novembro de 2007. É conferida a pessoas físicas ou jurídicas que, por sua atuação pública em áreas do conhecimento humano como educação, comunicação, economia, saúde, esportes, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos, tenham contribuído para o desenvolvimento e a projeção de Porto Alegre.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)