Plenário

Agência de fomento social deverá ganhar troféu da Câmara

A Besouro está presente em 160 municípios e em 11 países, tendo preparado, em seus cursos, mais de 4 mil alunos

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Mendes Ribeiro.
Vereador Mendes Ribeiro (MDB), autor da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, no Legislativo da Capital, projeto de resolução de autoria do vereador Mendes Ribeiro (MDB) que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre à Besouro Agência de Fomento Social Ltda. Criada em 2007, a Besouro é, segundo o vereador, uma agência de fomento social cujo capital entregue é o intelectual, sendo uma organização privada de interesse público, pautada pelos valores sociais de inclusão e bem-estar, que vê nas parcerias um caminho para o atendimento das exigências sociais.

A partir de estudos e acompanhamentos de negócios nas comunidades mais carentes da América Latina, em especial nas favelas da Rocinha, no Rio de Janeiro, e da Villa 31, em Buenos Aires, na Argentina, foi desenvolvido, pelo fundador da Agência Besouro, Vinícius Mendes Lima, o By Necessity, uma forma de orientar a abertura de empreendimentos nessas comunidades carentes, a baixo ou nenhum custo, levando em conta a análise dos principais entraves, linguagem e forma de ensino acessível, para melhor assimilação dos alunos à abertura do seus próprios negócios. A Agência Besouro está presente em 160 municípios e em 11 países, vindo a preparar, em seus cursos, mais de 4 mil alunos, em aulas práticas que já superaram 6 mil horas.

Em 2017, a Agência Besouro executou, em Porto Alegre, como projeto-piloto, o curso Mãos à Obra. Os alunos, na época, foram destaques nos jornais pelo sucesso de seus empreendimentos. Desde então, ministra, periódica e gratuitamente, cursos no Município, que, posteriormente, tornaram-se as obras literárias Riquezas das Favelas e By Necessity, as quais foram lançadas na Feira do Livro de Porto Alegre, tendo um alcance mundial de vendas e levando a expertise gaúcha para além das nossas fronteiras.

“Diga-se, ainda, que o curso Inova Jovem, em parceria com o Governo Federal, recebeu menção e destacou-se entre as três maiores ações executadas no ano, na reunião da Cúpula de Ministros da Juventude do G-20, realizada em Madri e em Lisboa, bem como virou o livro Canvas das Favelas, que foi lançado na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre”, completa Mendes Ribeiro.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:Troféu Câmara Municipal de Porto Alegrevereador Mendes Ribeiro (MDB)Agência Besouro