Vereador Dr. Goulart

ALCEU COLLARES RECEBERÁ TROFÉU CÂMARA MUNICIPAL

No mês em que completa 89 anos, o ex-governador do Estado, Alceu de Deus Collares, receberá o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre.

Alceu Collares será homenageado pela CMPA
Ex-governador Alceu Collares receberá Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre

O Plenário do Legislativo de Porto Alegre aprovou o projeto de resolução de autoria do vereador Dr. Goulart (PTB), que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao ex-prefeito de Porto Alegre e ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu de Deus Collares.
 Conforme o proponente da homenagem, "a proposta visa reconhecer a importância de Alceu Collares à história da Capital gaúcha e dos gaúchos", defendeu  o vereador Dr. Goulart. Ao defender a sua proposta de homenagem, dr. Goulart destacou o ineditismo, vanquarda  e  dedicação de Collares ao trabalho político e como gestor; ao lembrar que "como governador, ele executou projetos como o Nenhuma Criança sem Escola, o Guerra à Miséria, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento e o Fundo Integrado de Melhoria Social, além de implantar no estado o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade”, expõe o autor da homenagem.  Segundo Dr. Goulart, “tem-se, na concessão do troféu, a oportunidade de homenagear Alceu Collares por sua trajetória de mais de 50 anos de vida pública”.
O bageense, que completa 89 anos neste mês de setembro, é  formado em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), iniciou sua trajetória política há 52 anos, quando foi eleito vereador de Porto Alegre. Em 1970, elegeu-se deputado federal pelo MDB; reelegendo-se para o cargo por cinco mandatos, sendo que em 1974, foi o parlamentar  mais votado do estado, repetindo o feito na eleição seguinte, em 1978. Desde 1980, Collares é também Cidadão de Porto Alegre.
Dr. Goulart defende Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer do Colo do Útero (Foto: )
Dr. Goulart defende homenagem à Alceu Collares
Com papel preponderante na constituição do Partido Democrático Trabalhista (PDT), com o fim do bipartidarismo, Alceu Collares, foi o  primeiro prefeito de Porto Alegre, eleito após a redemocratização, de 1986 a 1988.  Na sua gestão municipal, Collares se destacou pelos projetos de criação dos Centros Integrados de Educação Municipal, da Casa e do Albergue da Criança, da Escola de Aplicação, e o programa Nenhum Adulto Analfabeto, além da informatização das secretarias do Município, do Ginásio de Esportes Tesourinha, do Fundo de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria de Cultura, fortalecendo as bandeiras defendidas por seu partido , PDT.
 A homenagem
Conforme dispõe a Resolução nº 2.083 de 2007, o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre é concedido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente e contribuído para o desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento humano. Cada vereador tem direito a concedê-lo uma vez a cada legislatura. A distinção consiste na entrega de um troféu alusivo à Câmara Municipal, contendo uma placa com o brasão da cidade e a identidade nominal do homenageado, além do ano e razão da homenagem.