Educação

Alunos da EPA mostram trabalhos de artes

Exposição de 22 jovens em situação de rua reúne cerâmicas, xilos, pinturas, papéis e fotos

  • Exposição "Minha Ilha Fotografo Eu" da CDES Direitos Humanos
    A exposição fica até o dia 27 no espaço cultural do 2º piso (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Exposição "E do Barro fez-se a Vida: Arte, Memória e Resistência” com trabalhos realizados por alunos da Escola Municpal Porto Alegre (EPA)
    Alguns dos alunos e professores que montaram a mostra (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal abriram, no último dia 13, na Câmara Municipal, a exposição E do Barro Fez-se a Vida – Arte, Memória e Resistência da Escola Porto Alegre. A mostra reúne trabalhos em cerâmica, papel artesanal reciclado, xilogravuras, pinturas e fotografias criados por 22 alunos nas oficinas do Núcleo de Trabalho Educativo da EPA. O evento, que é fruto de uma parceria com o Programa de Extensão Teko Porã, da Ufrgs, faz parte das comemorações dos 21 anos da escola.

As obras dos estudantes da EPA estão no Espaço Cultural Tereza Franco, no 2º piso da Câmara Municipal (Avenida Loureiro da Silva, 255), e podem ser conhecidas até 28 de outubro, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Apoio do gabinete da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), do Memorial da Câmara e do coletivo de poetas Gente de Palavra. Informações: (51) 3220-4318. 

A EPA

Criada em 1995, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA) fica na Rua Washington Luiz, 203, no bairro Centro Histórico. Foi a primeira escola do Brasil voltada ao atendimento da população em situação de rua, transformando-se em uma iniciativa pioneira comprometida com a garantia dos direitos fundamentais dos alunos.

Como informa a prefeitura, a EPA tem uma proposta de emancipação pessoal e social do estudantes: “O Núcleo de Trabalho Educativo da EPA, implantado em 1999, é um espaço de cidadania, onde a experiência de trabalho é vivenciada de forma autoral, crítica e solidária”. A partir do levantamento da história de vida dos alunos e de suas habilidades e interesses, o NTE construiu áreas de atuação que se complementam: Papel Artesanal, Jardinagem, Cerâmica e Informática.

Participam da exposição na Câmara os seguintes alunos: Ailen Roberta Soares, Antoniele de Campos, Cirnei Franco, Elvira Faustino dos Santos, Josué dos Santos Duarte, Paulo Roberto Santos da Silva, Simone Fagundes Borges, Edson Miguel da Silva, Jonatha Souza de Silva, José Gonçalves da Silva, Nilson Belmont Machado, Tiago de Jesus de Jacques da Silva, Cíntia Andrea Carvalho Ramires, Jonas Godin de Paula, José Henrique Saloio Perdomo, Marco Antonio Alves Elias, Sandro do Carmo, Adroaldo Mendonça Borges, Eduardo Machado Batista, Fatima Rosane da Silva, Jeane Carla da Silva e William Silva de Camargo. 

Texto e edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)