Artes Plásticas

Ana Cardoso apresenta pinturas em A Flor e a Cor

Telas exibem manchas coloridas Foto: Divulgação
Telas exibem manchas coloridas Foto: Divulgação

A Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre, apresenta, até 16 de novembro, a exposição A Flor e a Cor, de Ana Cardoso. A artista expõe pinturas em tinta acrílica sobre tela inspiradas no Expressionismo Abstrato, caracterizado pelas composições formadas por manchas.

Na execução das obras, Ana preparou as tintas diretamente sobre as telas com a ajuda de diversos pincéis. “Trabalho na horizontal: derramo a base e sobre ela o pigmento”, explica. “A partir daí, as manchas vão surgindo, e então vou repetindo o processo e a feitura das tintas com outras cores.” O resultado são pinturas em que as manchas de diversas cores - sempre incluído o branco - parecem sair umas debaixo das outras.

Currículo

Ana nasceu em Santo Antônio da Patrulha (RS) em 1971, mas mora em Canoas. É licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursa o Bacharelado em Artes Visuais na mesma instituição. Participa do Núcleo de Painéis e Murais (NPM) e trabalha como professora de pintura na Empresa de Correios e Telégrafos.

Entre as exposições, Ana cita as coletivas realizadas no Centro Cultural 25 de Julho (Projeto Sesi Descobrindo Talentos), na Fundação Ecarta, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Instituto de Artes e no Café do Margs. Em 2011, a artista montou a individual Intuição no Memorial do Rio Grande do Sul.

A exposição na Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255) pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras. No feriado de 15 de novembro, não haverá visitação. A entrada é franca. Informações: (51) 3220-4392, e-mails claudiah@camarapoa.rs.gov.br e hanamarca@yahoo.com.br

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)