Sessão Solene

Andrés Nicolás D’Alessandro é cidadão de Porto Alegre

Capitão do Inter (c) recebeu o título, sugerido pelo vereador Manfro (e)  Foto: Ederson Nunes
Capitão do Inter (c) recebeu o título, sugerido pelo vereador Manfro (e) Foto: Ederson Nunes (Foto: Foto de Ederson Nunes/CMPA)

“O Inter jogava contra o Santos no Estádio Beira-Rio, e não acreditei quando a torcida começou a gritar meu nome; pensei que não me conheciam muito.” Esta é a primeira lembrança revelada pelo jogador de futebol Andrés Nicolás D’Alessandro quando chegou a Porto Alegre para atuar pelo Sport Club Internacional. “A qualidade de vida e o calor humano oferecido pelo povo fez eu me apaixonar pela cidade”, completou D’Alessandro, que recebeu, nesta sexta-feira (25/9), o Título de Cidadão de Porto Alegre. O Plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal, com capacidade para 300 pessoas, lotou com a presença de amigos, torcedores e colegas de clube, prestigiando a homenagem que a Casa prestou ao capitão colorado. Quem não teve acesso pôde acompanhar a sessão solene, proposta pelo vereador Mario Manfro (PSDB), em um telão instalado do lado de fora do plenário. 

D’Alessandro nasceu em Buenos Aires, Argentina, no dia 15 de abril de 1981. Começou sua carreira nas categorias de base e profissional do River Plate, projetando-se para as categorias de base da Seleção Argentina. Passou por clubes na Europa, como Wolfsburg, da Alemanha, Real Zaragoza, da Espanha, e Portsmouth Football Club, da Inglaterra. Em 2008, desembarcou em Porto Alegre, para atuar pelo Inter, no qual conquistou os principais títulos da sua carreira como profissional, entre eles a Copa Libertadores da América, em 2010. Seu jogo de estreia foi num Gre-Nal válido pela Copa Sul-Americana, em que o Inter eliminou o Grêmio na competição. Casado com Erika Patrícia Senneke, pai de Martina, Santino e Gonzalo, D’Alessandro passa a integrar, a partir de hoje, a galeria dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre. 

Ao agradecer a homenagem, o jogador disse que faz tempo que se sente parte do povo gaúcho. Pela proximidade de Buenos Aires com Porto Alegre, houve uma perfeita adaptação, “tanto que o Gonzalo, nosso filho mais novo, com 40 dias, é gaúcho”. O craque agradeceu ao Inter por abrir as portas do clube para ele e destacou a identificação que tem com o torcedor.  “Ainda não tomei consciência do que representa este carinho”, disse. "A minha luta sempre vai ser dentro de campo e nunca fora dele", afirmou. D"Alessandro revelou todo o respeito pelo clube adversário: "O Grêmio é um time grande, e isso faz com que não baixemos a guarda.” Finalizou anunciando a nova edição do Lance de Craque 2015 para ajudar a população necessitada da Capital.

Reconhecimento

O proponente da homenagem, vereador Mario Manfro (PSDB), disse que o título é uma forma de reconhecer a contribuição dada por alguém que vem de longe e se integra à cidade. "Já foram dez títulos e medalha de ouro na Olimpíada de Atenas desde que chegou a Porto Alegre", destacou. Mas o mais importante, segundo o vereador, foi a admiração e o respeito que o D"Alessandro conquistou da torcida colorada e até mesmo dos gremistas, que sabem reconhecer o profissionalismo que existe no atleta. "Motivado por uma paixão tão forte e explosiva, ele é o verdadeiro representante do torcedor dentro do gramado", acrescentou Manfro, "Briga, chora, xinga e vibra, é forte e brigador, o que faz dele uma réplica do gaúcho que peleia", declarou. “É por isso que 100 por cento dos gaúchos te respeitam e te admiram.” 

Mário Bins Ely (PDT) disse: "Este é um reconhecimento dos porto-alegrenses por tudo o que tu representas ao Internacional”.

Cláudio Janta (SDD) destacou que o empenho em campo faz do jogador um legítimo representante do trabalhador que batalha, luta pelo seu trabalho e pela sua família.

Idenir Cecchim (PMDB) lembrou que a votação para a concessão do título foi por unanimidade e elogiou a simplicidade de D"Alessandro como jogador profissional "que não se nega a ficar ao lado de gremista para fazer uma foto".

Fernanda Melchionna (PSOL) cumprimentou o homenageado pela atuação em defesa do futebol e pelo empenho que tem nas ações do Bom Senso Futebol Clube, que discute a situação dos jogadores, empregos e salários. “Mostra o compromisso de que o futebol é um esporte do povo que precisa ser respeitado e popularizado.”

Raul Fraga (PMDB), embora gremista, reconheceu a importância de D’Alessandro no futebol e a história de vida que ele constrói no Internacional.

Vitórias

O cônsul-geral da Argentina em Porto Alegre, Carlos César Garcia Baltar, lembrou que, assim como ele, D’Alessandro é um embaixador do país vizinho no Exterior. 

O prefeito de Porto Alegre disse que vários craques passaram pelo futebol gaúcho e deixaram marcas, lembrando Ancheta, pelo Grêmio, e Figueroa, pelo Inter. José Fortunati afirmou que D"Alessandro também deixa uma "trajetória de vitórias". A diferença de D’Alessandro, no entanto, segundo ele, é que tem uma inserção profunda na cidade e "não está aqui apenas para cumprir com o seu papel em campo, mas para conviver com a cidade", reconheceu.

Ao encerrar a sessão, o presidente da Câmara, vereador Mauro Pinheiro (PT), agradeceu a Argentina por emprestar o jogador e ao ex-presidente do Inter, Fernando Carvalho, presente na solenidade, "por trazer D’Ale para o nosso convívio". O técnico colorado, Argel, e o lateral William também prestigiaram a homenagem.

Distinção

O Título de Cidadão de Porto Alegre é entregue pela Câmara Municipal para distinguir pessoas nascidas fora da Capital que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo, dessa forma, para engrandecer a cidade. Além de diploma, o homenageado recebe a Medalha de Porto Alegre.

Texto: Flávio Damiani (reg. prof. 6180)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)