Sessão Solene

Antônio César Peres da Silva recebe título de Cidadão Emérito de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Antônio César Peres da Silva. Na foto, vereador Paulo Brum entrega o diploma ao homenageado.
    Silva e Brum (c) exibem o título de Cidadão de Porto Alegre (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao senhor Antônio César Peres da Silva.
    Familiares e amigos prestigiaram a cerimônia (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

A Câmara Municipal entregou, em sessão solene realizada na tarde desta terça-feira (28/5), o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao advogado Antônio César Peres da Silva. A iniciativa do vereador Paulo Brum (PTB), que presidiu o ato de outorga, foi aprovada em plenário em dezembro de 2018.

Silva é natural de Porto Alegre, formado em Direito pela Unisinos, tem especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Ulbra e é mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul. O advogado ainda atua com destaque na área criminal, é professor da Ulbra, além de escrever artigos para jornais e revistas especializadas. O homenageado é membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e preside a Associação dos Criminalistas do Estado do Rio Grande do Sul (ACRIERGS) e a Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB/RS, onde também ocupa o posto de conselheiro estadual.

Paulo Brum saudou o homenageado, os integrantes da mesa dos trabalhos, o prefeito de Cachoeirinha Miki Breier, a procuradora do município de Porto Alegre Cristiane Nery, a secretária-geral da OAB/RS, Fabiana Azevedo da Cunha Barth, e os demais presentes que prestigiaram o ato no Plenário Otávio Rocha. O petebista falou que o justo reconhecimento a Silva, além das qualidades profissionais e sua contribuição para a cidade, tinha como base a amizade, a lealdade e o companheirismo. Lembrou ainda que tanto a sua esposa como ele foram alunos do homenageado.

Silva agradeceu a honraria recebida pelo parlamento da Capital. “Com tanta gente espetacular e merecedores dessa homenagem, quis a generosidade do vereador Paulo Brum que eu a recebesse”, disse. Silva criticou os que fazem discurso de “terra arrasada” e ressaltou acreditar em políticos que, a exemplo de Brum e Breier, dignificam a democracia. Ao final, o novo cidadão emérito fez a leitura do poema “O Mapa”, de Mário Quintana, em homenagem à cidade de Porto Alegre.

Texto

Milton Gerson (reg.prof. 6539)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)