Plenário

Aprovado em 1º turno projeto que prevê serviços de saúde funcionando 24 horas

Proposta abrange unidades básicas, pronto atendimento, centros de atendimento e hospitais.

  • Projeto de emenda à Lei Orgânica que determina a abertura dos Postos de Saúde 24 horas. Na foto, público nas galerias no plenário.
    Comunidades acompanharam a votação (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Vereador Clàudio Janta durante votação, em primeiro turno, de seu projeto que determina que os postos de saúde da Capital fiquem abertos por 24 horas.
    Proposta de Cláudio Janta ainda vai à votação em 2º turno (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou em primeiro turno, nesta quinta-feira (30/6), projeto de lei do vereador Cláudio Janta (SD) que garante que os serviços de saúde sejam prestados 24 horas por dia, durante todos os dias. Os serviços de saúde citados pelo vereador são as unidades básicas, unidades de pronto atendimento, centros de atendimento e hospitais. Também foi aprovada em primeiro turno a emenda nº 1.

Janta afirmou que um dos principais pontos defendidos pelos trabalhadores é o problema dos postos de saúde funcionando em horário comercial. “A saúde é o bem mais importante para as pessoas e para a sociedade. Isso exige disposição política e mobilização da sociedade. É inaceitável que os postos de saúde da cidade fechem antes de os trabalhadores deixarem seus empregos. E, ainda mais grave, que não abram nos finais de semana, quando as famílias podem buscar atendimento. Vivemos em uma Capital com mais de um milhão de habitantes. Isso é um verdadeiro escárnio”, criticou.

O vereador criticou a atual situação da saúde e, em especial, dos serviços voltados para a população mais pobre. “Entre os descasos mais graves está o funcionamento dos postos de saúde, os quais, além de serem insuficientes, não podem ser acessados pelos cidadãos em boa parte do tempo. Os postos de saúde não podem ter horário bancário, como se fosse um serviço qualquer. E menos ainda ter seu funcionamento determinado por interesses corporativos. A saúde da população está acima de tudo, e, portanto, os postos devem estar abertos 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana”.

Texto e edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)