Plenário

Aprovado projeto que implementa bike racks nos ônibus

  • Ônibus de Los Angeles (EUA) têm o dispositivo
    Ônibus de Los Angeles têm o dispositivo
  • Vereadora Fernanda Melchionna na tribuna do plenário
    Vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (7/7), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou por unanimidade o projeto de lei da vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e do ex-vereador Pedro Ruas (PSOL) que obriga a instalação de bike racks nos veículos do sistema de transporte coletivo por ônibus do Município. Também foi aprovada a emenda 1, que inclui "regulamentação, respeitando normas de segurança e mobilidade urbana".

Conforme Fernanda, o projeto tem o objetivo de promover o uso da bicicleta e incentivar a integração entre os meios de transporte. “Faz-se necessária a compreensão do sistema de transporte público como um conjunto de modalidades, seja de transporte de massa, como ônibus e metrô, seja individual, como motocicletas, automóveis e a bicicleta”, afirma.

O bike rack, que é instalado na parte dianteira dos coletivos, funciona de maneira semelhante aos suportes usados em automóveis e permite que cada ônibus possa carregar até três bicicletas por vez. O mecanismo para destravar o suporte para a colocação e a retirada da carga é acionado pelo motorista do ônibus. Conforme o projeto, a SPTrans, empresa de transporte coletivo local de São Paulo que já tem experiência na instalação de bike racks, estima que toda operação envolvendo a fixação da bicicleta e o embarque do ciclista dure cerca de um minuto.

De acordo a vereadora, é preciso que o Poder Público tenha iniciativa e se adiante à demanda crescente que a popularização da bicicleta proporciona. “Além disso, do ponto de vista de um trânsito mais saudável e sustentável, é fundamental fomentar o crescimento da utilização de meios de transporte não poluentes, e a colocação dos bike racks nos ônibus favoreceria esse propósito. Cidades como Paris, na França, e Houston e Los Angeles, nos Estados Unidos, contam com ônibus urbanos adaptados para o transporte de bicicletas. Seria de suma importância que Porto Alegre fizesse parte desse movimento mundial em defesa do meio ambiente”, ressaltou.

Assessoria de Imprensa CMPA
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)