Plenário

Aprovado projeto que integra o TRI ao sistema de bicicletas públicas

  • Praticantes de esportes na orla do Guaíba. Bicicleta.
    Usuários poderão retirar bicicletas de aluguel usando o TRI (Foto: Leonardo Contursi)
  • Vereador Paulinho Motorista
    Vereador Paulinho Motorista (PSB), proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quarta-feira (6/9) projeto do vereador Paulinho Motorista (PSB) que estabelece a possibilidade de utilização do cartão do sistema de bilhetagem eletrônica (TRI), na modalidade passagem antecipada, para aquisição do “passe mensal” ou do “passe diário” no Serviço de Bicicletas Públicas de Aluguel. A proposta prevê que o sistema de bilhetagem eletrônica de Porto Alegre seja integrado ao serviço para o débito de créditos dos usuários na compra do passe das bicicletas públicas. Atualmente, a compra do passe só é possível por cartão de crédito. A operadora do sistema também terá de disponibilizar atendimento telefônico gratuito aos usuários por meio de linha 0800.

De acordo com o vereador Paulinho Motorista, a utilização de bicicletas como meio alternativo de transporte vem sendo cada vez mais incentivada. "A instalação das estações de bicicletas de aluguel ampliou a possibilidade de uso deste modal de transporte em diversas regiões da Capital." 

O sistema é composto de estações inteligentes, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la no mesmo local ou em outra estação. "No entanto, a compra do “passe mensal” ou do “passe diário”, para utilizações eventuais, é feita por meio de cartão de crédito, o que limita a utilização do sistema apenas às pessoas que dispõem desse recurso para o pagamento", observa Paulinho.

O objetivo do projeto, segundo ele, é facilitar e ampliar o acesso à utilização das bicicletas, propiciando que os trabalhadores que não possuem cartão de crédito possam se beneficiar desta alternativa de transporte. "Da mesma forma, a disponibilização de atendimento gratuito aos usuários, por meio de uma linha 0800, contribuirá para essa ampliação, aumentando também a receita da operadora do sistema."

De acordo com o vereador, a utilização de créditos do Cartão TRI, na modalidade passagem antecipada, possibilitará ao cidadão que utiliza o transporte público optar por dar continuidade ao seu percurso utilizando a bicicleta, "ampliando assim a ligação destes modais de transporte, que são fundamentais para um trânsito melhor em nossa cidade".

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)