Sessão Solene

Arquiteto Ronaldo Cintra Rezende é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga de título de Cidadão de Porto Alegre a Ronaldo Guimarães Cintra Rezende
    Pujol (frente) entregou o título a Ronaldo Rezende (c) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Outorga de título de Cidadão de Porto Alegre a Ronaldo Guimarães Cintra Rezende. Na foto, o homenageado
    Rezende destacou que Porto Alegre deve valorizar arquitetura moderna (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal da Capital realizou, na noite desta terça-feira (31/10), sessão solene que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao arquiteto Ronaldo Guimarães Cintra Rezende. A homenagem, de autoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM), ocorreu no Plenário Otávio Rocha e foi presidida pelo vereador Valter Nagelstein (PMDB). Pujol enfatizou a importância da homenagem. “Porto Alegre recebe homens e mulheres dos mais diferentes pontos do Rio Grande e do Brasil. Hoje mesmo, por exemplo, nenhum dos homens que compõem a Mesa nasceu nesta cidade, mas todos ajudam a construí-la”, destacou. O parlamentar lembrou que Rezende nasceu no Rio de Janeiro e mudou-se para Porto Alegre em 1961. “Formou-se no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos e, em 1982, abriu sua própria empresa de arquitetura, criando projetos para empreendimentos em regiões desacreditadas da cidade, fazendo-os serem bem sucedidos, além de ajudar na valorização e no desenvolvimento desses locais, como o Terra-Matter, no final da Avenida Ipiranga, e o Fiateci Residencial, na Rua Voluntários da Pátria. Rezende também foi um dos precursores do projeto de revitalização do Quarto Distrito”, citou.

Em sua fala na tribuna, Reginaldo Pujol ainda salientou que o homenageado trabalhou para construtoras como Capa Engenharia, Goldsztein e Rossi Residencial e preza pela sustentabilidade nos projetos arquitetônicos. “Assim, a empresa Ronaldo Rezende Arquitetura e Planejamento cresceu e passou a desenvolver projetos no interior do Estado. Atualmente, conta com o auxílio do filho e arquiteto Raul Rezende para administrar seus negócios e investir em novos segmentos com a criação da companhia Rezende Corá, em parceria com a arquiteta Lisiane Corá, especializada em espaços corporativos”, disse. Pujol concluiu exaltando que Rezende participou da criação da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (Asbea/RS), em 1990, e do Fórum das Entidades de Arquitetura do RS. “Sua forte atuação o levou à presidência nacional da Asbea por dois anos consecutivos”, finalizou.

Já condecorado com o título de cidadão de Porto Alegre, Ronaldo Guimarães Cintra Rezende disse que este era o mais difícil discurso da sua vida. “Falar de mim mesmo não é fácil. A vida é como um trem cheio de vagões. Durante a viagem algumas pessoas nos abandonam, outras nos acompanham até o fim”, disse ressaltando a importância de cada uma das pessoas que passou pela sua vida. O homenageado contou que, aos 19 anos de idade, pediu o carro de seu pai emprestado. “Meu pai era militar e disse que eu tinha estudo, educação e condições de trabalhar e conquistar as coisas. Essa situação foi o trampolim para começar a trabalhar. Tive dúvidas entre cursar Medicina ou Arquitetura. Meus pais gostariam que fosse um industrial, para dar emprego para centenas de pessoas, mas enfatizaram que eu deveria seguir minha vocação, e foi o que fiz”.

O arquiteto salientou que Porto Alegre precisa crescer e evoluir. “Nossas leis não são modernas. A obrigação do arquiteto é a de devolver o terreno melhor e mais belo do que era antes. Temos a responsabilidade de transformar o espaço urbano, e não há dúvida que boa arquitetura melhora, e muito, a qualidade de vida dos cidadãos. Nossa capital tem que olhar para a arquitetura moderna”, afirmou.

Também prestigiaram a solenidade: o presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Zalmir Chwartzmann; o vice-presidente da OAB-RS, Luiz Eduardo Pellizzer; o vice-presidente da Fiergs, Ricardo Antunes Sessegolo; o presidente do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, Flavio Koch, e o vereador Dr. Thiago Duarte (DEM).

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)