Pauta

Arquiteto Ronaldo Cintra Rezende recebe titulo de Cidadão de Porto Alegre

Vereador Reginaldo Pujol na tribuna.
Homenagem foi solicitada pelo vereador Reginaldo Pujol (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

A Câmara Municipal da Capital realiza nesta terça-feira (31/10), às 19h, sessão solene que concede o Título de Cidadão de Porto Alegre ao arquiteto Ronaldo Guimarães Cintra Rezende. A homenagem é de autoria do vereador Reginaldo Pujol (DEM) e ocorrerá no Plenário Otávio Rocha.

Homenageado
Rezende nasceu no Rio de Janeiro, mudou-se para Porto Alegre em 1961 e formou-se no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos. Em 1982 abriu sua própria empresa de arquitetura, criando projetos para empreendimentos em regiões desacreditadas de Porto Alegre, fazendo-os serem bem sucedidos, além de ajudar na valorização e no desenvolvimento desses locais, como o Terra-Matter, no final da Avenida Ipiranga, e o Fiateci Residencial, na Rua Voluntários da Pátria. Rezende também foi um dos precursores do projeto de revitalização do Quarto Distrito. 
Trabalhando para construtoras como Capa Engenharia, Goldsztein e Rossi Residencial e prezando pela sustentabilidade nos projetos arquitetônicos, a empresa Ronaldo Rezende Arquitetura e Planejamento cresceu e passou a desenvolver projetos no interior do Estado. Atualmente, conta com o auxílio do filho e arquiteto Raul Rezende para administrar seus negócios e investir em novos segmentos com a criação da companhia Rezende Corá, em parceria com a arquiteta Lisiane Corá, especializada em espaços corporativos. 
Ele participou da criação da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (Asbea/RS), em 1990, e do Fórum das Entidades de Arquitetura do RS. Sua forte atuação o levou à presidência nacional da Asbea por dois anos consecutivos.

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)