Consciência Negra

Arte de Jorge Machado resgata raízes africanas

Rolos de barro repetem-se nas obras Foto: Divulgação
Rolos de barro repetem-se nas obras Foto: Divulgação

Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, a Câmara Municipal de Porto Alegre apresenta, até sexta-feira (23/11), a exposição Raízes, de Jorge Alberto Silveira Machado. São esculturas em que se sobressaem pequenos cilindros de cerâmica, formando raízes e plantas sobre pratos de barro. Na composição das peças, Machado  utilizou palha, contas, búzios, areia e farinhas de milho e mandioca coloridas, elementos recorrentes na cultura afro-brasileira.

A elaboração dos trabalhos e a escolha dos materiais revelam significados importantes, segundo Machado. “As raízes levam-me a pensar na ancestralidade; a força do barro depois de cozido mostra a resistência negra, simbolizada também pelos pratos”, explica. “Já as farinhas fazem parte da culinária africana e contrapõem-se à idéia da areia, que pode representar fertilidade, início e fim - o pó.” Dessa forma, diz o artista, as cerâmicas demonstram ser muito mais do que peças de decoração ou utilitárias, mas  formas de comunicar e expressar sentimentos.

Machado é graduado em Artes Visuais pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), cursa pós-graduação em Arte-terapia e leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Leopoldo Roff. Entre outros espaços, o artista, que vive no Bairro Sarandi, expôs na Ulbra e no Atelier Livre de Porto Alegre, onde participou de cursos de desenho, pintura e cerâmica.

A exposição tem apoio do gabinete do vereador Haroldo de Souza (PMDB) e pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 15 horas, na sexta-feira, no T Cultural Tereza Franco da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Informações na Assessoria de Relações Institucionais, telefone (51) 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)