Tribuna Popular

Artistas pedem apoio para a Conferência de Cultura de Porto Alegre

Evento deverá ser realizado em novembro na capital

Tribuna Popular sobre a realização da 11ª Conferência de Cultura de Porto Alegre. Na foto, ao microfone, o secretário-geral do Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio Grande do Sul (SATED/RS), Luciano Fernandes.
Luciano Fernandes, do Sated/RS, ocupou a tribuna nesta segunda-feira (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Apoio e participação de vereadores e vereadoras na realização da 11ª Conferência Municipal de Cultura de Porto Alegre foi solicitado ao plenário da Câmara Municipal da capital nesta segunda-feira (15/4). Ao participar da sessão ordinária, no período de Tribuna Popular, Luciano Fernandes, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do RS (Sated/RS), disse que a proposta do evento é ouvir a comunidade e suas demandas nesta área. “Queremos levantar metas e pontos importantes, ouvindo a sociedade civil”, afirmou. 

Conforme Fernandes, em junho deverá ser promovida, possivelmente na própria Câmara Municipal, a pré-conferência e, em novembro, o encontro oficial. “Com a conferência, queremos discutir sobre os espaços ociosos na cidade”, disse ele ao citar um dos temas de debates previstos e ao revelar preocupação com o Teatro de Câmara e a reforma da Usina do Gasômetro. “Só temos notícias de lugares que, ao invés de abrirem, estão a ponto de ficarem mais tempo fechados”, lamentou. “Junto com os vereadores, queremos dar rumo a questões culturais da cidade”.

Projetos

O representante do Sated, na oportunidade, também solicitou a atenção dos vereadores a dois projetos de lei que estão em tramitação na casa. Um trata da readequação do quórum para as reuniões do Conselho Municipal de Cultura, e o outro é o da chamada Lei do Circo. Sobre o primeiro, o orador disse que alteração sobre o número dos integrantes deverá permitir a agilização das reuniões, bem como a existência de quórum para as reuniões. Já o segundo foi tratado pelo próprio Fernandes, como ele mesmo lembrou, em março, durante outra tribuna popular, exclusivamente sobre aquele assunto.

Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Tópicos:QuórumConferência Municipal de CulturaLei do Circo