Plenário

Associação Comercial é homenageada ao completar 150 anos

Cairoli destacou a história vitoriosa da ACPA Foto: Camila Domingues
Cairoli destacou a história vitoriosa da ACPA Foto: Camila Domingues

Por proposição da Mesa Diretora, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou, nesta segunda-feira (3/11), os 150 anos de fundação da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Em nome da Câmara Municipal, o vereador João Carlos Nedel (PP) destacou a trajetória da entidade que, ao ser fundada em 1858, possuía apenas 92 associados.

Segundo Nedel, a ACPA sempre trabalhou em prol do desenvolvimento econômico, político e social do Estado. "Hoje, a ACPA congrega 1.100 associados e é filiada à Federasul, criada em 1927, formando um elo indispensável para criação de novas empresas e sendo parceira para os empresários que desejem qualificar e desenvolver o seu empreendimento."

Nedel aproveitou a ocasião também para alertar sobre um dos graves problemas que a ACPA, tal como o restante da sociedade, tem enfrentado: a falta de segurança. "É preciso a colaboração das partes para minorar esse problema. A Câmara quer agradecer a Associação pela colaboração constante." Também saudou a entidade, em nome de sua bancada, o vereador José Ismael Heinen (DEM).

Liberdade

O presidente da ACPA e da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, destacou "a história vitoriosa de um século e meio" da associação e lembrou que, em seu início, era formada por apenas nove empresários. "Hoje, a Federasul congrega mais de 40 mil empresas." Ele destacou ainda o fortalecimento ao longo do tempo e a liberdade para tomada de decisões, "baseada em valores que não se desvirtuaram ao longo dos anos, com o trabalho e a abnegação de centenas de empresários".

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), destacou que muitos debates importantes foram protagonizados pela Federasul ao longo de sua história. "Ela deu contribuição enorme ao país, ao Estado e à Cidade. Essa homenagem é um reconhecimento de toda a Cidade ao trabalho desenvolvido pela ACPA e um agradecimento pelo espaço aberto para que se discutisse o desenvolvimento da Capital".

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Ouça:
Câmara marca 150 anos da Associação Comercial de Porto Alegre