Plenário

Associação Comercial recebe homenagem pelos seus 160 anos

  • Homenagem à Associação Comercial de Porto Alegre. Proponente: Adeli Sell.
    Hocsman (e), Adeli, Pereira, Mônica e Ruga (d) na sessão desta quinta-feira (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Homenagem à Associação Comercial de Porto Alegre. Proponente: vereador Adeli Sell.
    Adeli destacou na tribuna o histórico da entidade (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A Câmara Municipal da capital prestou, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, na tarde desta quinta-feira (15/02), em sessão presidida pela vereadora e vice-presidente Mônica Leal (PP), homenagem aos 160 anos da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT), a solenidade teve como objetivo dar reconhecimento e valorização aos trabalhos prestados a cidade por esta entidade ao longo de sua história. Estiveram presentes como convidados o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira; o vice-presidente e o presidente do Conselho Superior, respectivamente Zélio Hocsman e Humberto Ruga; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos.

“Para entender o presente, e para construir um futuro, é preciso estudar o passado como ele foi. Faz-se imperioso estudar como foi a formação do nosso comércio, indústria e serviços”, disse Adeli ao lembrar e contextualizar a história e a importância da Associação Comercial de Porto Alegre. O vereador recordou a relação existente entre esta associação e o Teatro São Pedro, que muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade: “Devemos nosso respeito à trajetória de Eva Sopher. Assim como o teatro, a associação merece e será devidamente honrada.”

Outro aspecto abordado por Adeli foi o engajamento da Associação para a renovação e para o desenvolvimento da cidade, destacando-se casos como o de enchentes, incêndios, sinalização do Guaíba, incentivo às ferrovias, combate ao contrabando e à leniência de governos. “Não é uma mera entidade associativa”, destacou o vereador. “Lembrar da Associação Comercial era uma obrigação primordial para mim, pois foi essencial para o progresso municipal. Sempre foi uma instituição atuante", afirmou. Adeli ainda sugeriu ações a serem empreendidas pela entidade : "Precisamos do nosso Centro Histórico revitalizado. O centro pede domingos com vida e lojas abertas, com ações em espaços públicos. Precisamos continuar com novos marcos de ousadia, com avanços e com modernidade para que daqui a 160 anos a Associação seja lembrada como neste momento. A cidade precisa da Associação Comercial para ser moderna e inclusiva às pessoas”, concluiu o parlamentar.

Agradecimentos

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, agradeceu aos vereadores pela homenagem recebida na Câmara. Destacou que, após muitos anos, a associação está retomando seu protagonismo. Lembrou que a ACPA foi a quinta associação criada no país, quando surgiu como praça do comércio para regular os valores dos metais comercializados (ouro e prata), além de combater o comércio ilegal. Disse que é o primeiro presidente exclusivamente eleito para a presidência da entidade desde Alberto Bins."E isso coloca sobre meus ombros uma imensa responsabilidade."

Pereira ressaltou que os princípios hoje defendidos pela associação são exatamente os mesmos de quando ela foi fundada: defesa da livre iniciativa, do empreendedorismo, da iniciativa privada e do desenvolvimento equânime da sociedade. "Não queremos fazer críticas mas mostrar caminhos para solução dos problemas. Queremos construir pontes para resolver os problemas."

Vereadores

Na homenagem, vereadores e vereadoras assim se manifestaram:

AÇÃO - Idenir Cecchim (PMDB) reiterou o papel ativo da ACP. “Participa em tudo, acho isso importantíssimo”, disse. O vereador lembrou de  ação realizada quando era secretário da SMIC, ao ajudar retirar os comerciantes de rua que ficavam ao redor da sede da Associação Comercial. “Entendíamos que o prédio era muito simbólico para o Centro tomado por camelôs, barraquinhas,  etc. Não levamos estas pessoas para o lixo, levamos para o camelódromo. Por quatro ou cinco anos tornou-se um Centro fácil de caminhar”, afirmou Cecchim. Ele ainda expressou seus desejos por uma cidade onde se possa praticar o comércio, o trabalho e o lazer. (AM)


ORGANIZAÇÃO - Rodrigo Maroni (Pode) lembrou de que, quando era jovem, trabalhou em um bar como garçom, sendo posteriormente promovido para gerente do estabelecimento. "A preocupação dos empreendimentos era organizarem-se para atuarem juntos", recordou ainda. “O papel que vocês fazem é esse, de juntar e organizar os pequenos comerciantes para terem mais força”, afirmou. (AM)

VALORES - Cassio Trogildo (PTB) saudou a entidade, destacando sua missão de congregar e representar comerciantes e prestadores de serviços, além de visão, focada no associativismo. Saudou os valores e princípios como a ética, a transparência, a livre concorrência e a promoção do bem da comunidade em geral. Trogildo afirmou serem os empreendimentos os responsáveis por gerarem empregos. “Consequentemente, geram renda e tributos, que é o que sustenta o conjunto de atividades oferecidas pelo Estado. A atividade econômica precisa ser valorizada, principalmente o comércio e o serviço, que são vocações que foram construídas ao longo do tempo em Porto Alegre”. (AM)

PILARES - Para João Carlos Nedel (PP) a grandeza de uma instituição se constrói sobre três pilares, a sua história, valores e as pessoas que realizam. Destacou os avanços obtidos, não apenas para os seus mais de 900 associados, mas ao conjunto da cidade, "reflexo de uma história bem construída, executada e sucedida". O vereador lembrou que só em 2017, mais de cinco mil pessoas circularam pela sede, no Palácio do Comércio, em cursos, palestras, debates e outras atividades. Nedel falou do Centro de Capacitação, do Menu Porto Alegre e do Bate-Papo com Empresários, Ala Internacional, e serviços como plano de saúde, assessoria jurídica e outros para os associados. Por fim referiu as atuais bandeiras defendidas pela entidade, como a obra do Cais Mauá, de construção de um Centro de Eventos, do combate ao comércio irregular e de melhorias na segurança. (MG)

SEGURANÇA – Comandante Nádia (PMDB) destacou a colaboração da Associação Comercial de Porto Alegre para a segurança, além do conjunto de atividades e palestras sobre diversos outros temas, como a saúde e educação. Afirmou que o empreendedorismo bem realizado gera emprego e renda, e levam a redução dos índices de violência e criminalidade. "A ACPA tem cumprido esse importante papel por meio de ações próprias e em parceria com os poderes públicos, não apenas para a capital, mas para todo o Rio Grande do Sul".  Nádia ainda destacou a revitalização da entidade em 2017, considerando seus dirigentes, associados e colaboradores “verdadeiros heróis” que atuam pela entidade, mas também pelo conjunto dos cidadãos. (MG)

RESPONSABILIDADE - André Carús (PMDB) afirmou que a velocidade da informação, dos anseios das pessoas, faz com que seja imperativo buscar cada vez mais a parceria entre setores público e privado. "A ACPA tem sido parceira dos vereadores, muitas vezes em iniciativas que cabem ao poder público". Conforme o vereador, isso ocorre não apenas pela crise, mas pela boa vontade e papel daqueles que tem responsabilidade no ambiente que vivem, e citou o exemplo da Comissão Especial do Mobiliário Urbano. Carús ainda destacou a inovadora secretaria voltada para parcerias estratégicas, e lamentou a situação do Centro, especialmente da Rua da Praia. Disse ainda defender a revitalização do comércio de bairro e a revitalização dos centros urbanos, com a sua ocupação ordenada e segura das pessoas. (MG)

EMPREENDEDORISMO - Ricardo Gomes (PP) falou sobre o valor poético do endereço da sede da ACPA, no Palácio do Comércio, na esquina das ruas Visconde de Cairú e Visconde Mauá. O primeiro, responsável pelo decreto de abertura dos portos e do processo de manufatura brasileiros, e o segundo, pelas ferrovias e energia elétrica para a então capital Rio de Janeiro: "Dois homens de visão aberta para o mundo, que entendiam o papel do empreendedorismo e do comércio para o desenvolvimento". O vereador falou dos valores da ACPA, que congrega e representa comerciantes e prestadores de serviços, aplicados em suas ações práticas, "de aproximação com os poderes públicos para criar um ambiente em que as empresas possam prosperar e as famílias possam viver de suas atividades". E finalizou: "Ao criar riquezas, os empresários de Porto Alegre distribuem renda e com isso toda a cidade caminha". (MG)

CHANTAGEM - Mauro Zacher (PDT) destacou que a Associação Comercial reúne boa parte do PIB de Porto Alegre e que o momento atual impõe grandes mudanças. Citou declarações do governo municipal quanto à necessidade de aprovação de reformas, como a revisão da planta do IPTU e a nova base do ISS, sem as quais, como argumenta o Executivo - lembrou o vereador -, não seria possível a capital se reerguer. “Me parece que há uma ausência do prefeito, uma ausência na interferência das coisas pequenas e grandes. Me parece uma chantagem: ou fazem isso ou não faço mais nada.” Zacher afirmou que a política atual impõe novas atitudes para que sejam encontradas as melhores soluções, que não devem passar pelo aumento da carga tributária e que devolvam o ambiente empreendedor da cidade. (CC)

FESTA - Professor Wambert (PROS) afirmou que a cidade está em festa em função dos 160 anos da ACPA. Disse que são 160 anos de resistência a um Estado que lhe é hostil e que criminaliza, em certos momentos, o empreendedor. Citando a alta carga tributária, afirmou não fazer sentido Porto Alegre ter uma empresa pública deficitária como a Carris. “Quem tem que realizar atividade econômica é a sociedade. Papel do Estado é prestar serviço, não é lucrar. Isso é uma monstruosidade”, disse, afirmando que está é a causa da crise do país. “O Estado é gigantesco e não dá conta do essencial.” Destacou que é necessário confiar em associações como a do Comércio, "que pensa no bem comum e quer distribuir riqueza para a cidade a partir do empreendedorismo". (CC)

DESENVOLVIMENTO - Mendes Ribeiro (PMDB) afirmou que a ACPA é uma das instituições mais respeitadas do Rio Grande do Sul. Disse que por diversas vezes defendeu o papel dos empreendedores na geração de oportunidades e do desenvolvimento. "Além de sobreviver à crise, são os principais parceiros para reerguer o nosso país.” Destacou ainda que a associação tem propiciado o debate, participado dos governos e criado comitês para o varejo, a tecnologia e o planejamento. (CC)

TRADIÇÃO - Monica Leal (PP) lembrou que Porto Alegre tem tradição em comércio e serviços, com vocação para o associativismo na defesa dos interesses coletivos. Destacou o pioneirismo dos comerciantes locais, que há 160 anos entenderam a importância de se organizar e de terem participado da criação do sistema Federasul. Afirmou que a associação continua “como a força motriz de diversas demandas em prol do desenvolvimento da capital”, apoiando iniciativas como o Centro de Eventos, a revitalização do Cais Mauá, a busca por mais segurança pública e o combate à economia informal. “Já senti na pele a importância de uma associação para defender os empreendedores, que são desbravadores num país como o nosso. Contem sempre com o meu apoio.” (CC)

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
           Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
           Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
          Cibele Carneiro (reg. prof. 11.977)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)