Plenário

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer fala na Tribuna Popular

Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) fala sobre serviços prestados pela entidade e sobre exposição fotográfica "Registros da Alma". Oradora: Lauriana Nardini, associada.
Lauriana Nardini explicou aos vereadores o trabalho realizado pela entidade (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Os serviços prestados pela Associação de Apoio às Pessoas com Câncer (Aapecan) foram tratados na Tribuna Popular da sessão ordinária desta segunda-feira (13/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre. Para falar do assunto, os vereadores e vereadoras receberam Lauriana Nardini, associada da entidade, que também destacou o projeto fotográfico "Registros da Alma", exposição aberta ao público na Casa. 

Com 14 unidades no estado gaúcho, Nardini conta que a instituição, fundada em 2005, possui nove casas de apoio para acolher pessoas em tratamento de câncer. De acordo com ela, o serviço de acolhimento da entidade tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Em Porto Alegre, a casa de apoio funciona desde 2013, hospedando pessoas do interior do estado que estão em tratamento nos hospitais da Capital. O serviço funciona de segunda à sexta-feira para o usuário e o familiar. 

Conforme Nardini, a instituição trabalha com o programa de orientação de grupos de atendimento individual ou familiar, informação sobre o acesso à rede pública de saúde, esclarecimentos sobre o acesso ao tratamento da doença, bem como apoio material para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Ainda segundo a associada, a entidade trabalha com o programa de promoção à saúde o ano todo, mais efetivamente nos meses de outubro e novembro, em referência ao Outubro Rosa e o Novembro Azul. Neste período, ela explica que a divulgação da prevenção do câncer é feita através de palestras em escolas e empresas, para falar da importância do diagnóstico realizado com antecedência. 

Em relação ao projeto "Registros da Alma", ela explica que a exposição é importante para demonstrar como é possível vencer o câncer. "É contemplado por mulheres que tiveram câncer e que estão superando a doença". A Aapecam está localizada na Avenida Ceará, no Bairro São João, Zona Norte da Capital. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)