Plenário

Associação destaca Semana de Atenção à Esquizofrenia no Legislativo

  • Período de Comunicações Temático alusivo a Semana de Atenção a Esquizofrenia. Na foto, Marília Coelho Cruz, presidente da Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes de Esquizofrenia – AGAFAPE
    Marília destacou importância do voluntariado para o trabalho (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações Temático alusivo a Semana de Atenção a Esquizofrenia. Na foto, vereador Valter Nagelstein
    Valter Nagelstein na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Semana de Atenção a Esquizofrenia foi o tema abordado em parte do período de Comunicações Temáticas na tarde desta quinta-feira (29/5) durante sessão plenária na Câmara Municipal de Porto Alegre. A manifestação atendeu proposição do vereador Valter Nagelstein (MDB). A presidente da Associação Gaúcha de Familiares de Pacientes de Esquizofrenia (AGFE), Marília Coelho Cruz, agradeceu o apoio que vem recebendo dos vereadores em defesa da causa. “Nossa papel aqui hoje é agradecer aos parlamentares que estão empenhados em apresentar projeto ou sugestão em defesa desse tema que muitos desconhecem”.

Marília falou igualmente que a esquizofrenia é uma doença que atinge várias famílias e que muitas não estão preparadas para enfrentá-la. “Fomos formados para ter medo de loucos”, ressaltou ao enfatizar que o maior problema é o primeiro impacto quando a doença é detectada. “Aquela pessoa não existe mais, é outra situação e temos que nos adaptar”. Disse ainda que a falta de recursos é outro entrave. “Por conta disso criamos, há 27 anos, a associação com o intuito de ajudar os que não têm condições”, frisou a dirigente. 

A presidente da AGFE lembrou que nesta sexta-feira (31/5), às 10 horas, será realizado um ato no Largo Glênio Peres alusivo a Semana de Atenção a Esquizofrenia. “Este será o segundo ano que teremos essa iniciativa e esperamos contar com a presença dos senhores vereadores”, convidou  destacando que todos são voluntários nessa causa. 

Nagelstein, por sua vez, ressaltou a importância da iniciativa. “Muitas vezes precisamos nos colocar no lugar do outro para experimentar as dores”, disse lembrando que alguém que padece dessa doença precisa de todo apoio familiar. Nosso trabalho será incansável aqui nessa Casa. “Sempre que precisarem venham”. Ja o vereador André Carús (MDB) apresentou dados sobre a doença dizendo que no mundo 1% da população entre 15 e 25 anos é acometida dessa doença. “No Brasil 1.600 milhão são portadoras e no Rio Grande do Sul entre os anos de 2009 e 2011 foram mais de 9.300 internações pelo SUS”, citou. 

 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:AGFESemana de Atenção a EsquizofreniaEsquizofrenia