Sessão Solene

Associação Vó Belinha recebe Diploma de Honra ao Mérito

  • Vó Belinha
    Associação recebeu homenagem da Câmara nesta terça
  • Votação de projeto do vereador João Bosco Vaz sobre ruas sobre gravadas sobre o Clube do Professor Gaúcho. Na foto: vereador José Freitas
    Vereador José Freitas (REP) propôs o diploma (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Em sessão solene nesta terça-feira (3/9), a Câmara Municipal de Porto Alegre outorgou o Diploma Honta ao Mérito à Associação Vó Belinha. O vereador José Freitas (REP) abriu a solenidade e destacou o reconhecimento ao trabalho realizado pela Associação. “É nobre reconhecer o trabalho que realiza esta instituição que se dedica a desenvolver ações junto à comunidade com crianças carentes”.

Em seguida, Freitas descreveu o surgimento da Associação e sua trajetória dizendo que fazer do sonho realidade era o desejo da adolescente “Belinha”, décadas atrás, na longínqua região missioneira, precisamente na cidade de São Luiz Gonzaga, quando sonhava um dia ter dezenas, talvez centenas, de crianças a sua volta, crianças carentes de cuidados e afetos.  “O sonho permaneceu e concretizou-se na Capital gaúcha, nas elevadas da Rua P, nos campos da Vila Mapa. Apesar de outros já terem pensado em cuidar e proteger crianças, a menina, hoje Vó Belinha, ergueu seu império e há mais de 20 anos dedica-se ao acolhimento de crianças e ao socorro a mães e pais que necessitam de um lugar para deixar seus filhos enquanto buscam conforto por meio do trabalho. Esses pais entregam seus filhos com a confiança e a certeza de que, à noite, os levarão de volta para casa da forma que os deixaram e, às vezes, até em melhores condições que quando ali chegaram”.

A associação, criada e batizada como Vó Belinha, tornou-se realidade, e é uma entidade voltada para o conforto e bem-estar de uma coletividade carente que precisa do apoio de pessoas que têm visão de futuro e com espírito humanitário, como diz a história da Vó Belinha “Quem disse que os anjos são crianças?”. Pela garra e força de vontade de uma mulher inigualável, a Associação Comunitária Vó Belinha foi fundada em 1º de agosto de 1996, com sede na Rua Miguel Olvicto dos Santos, 71, Vila Mapa, Bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. É uma entidade sem fins lucrativos, de duração indeterminada, de caráter representativo, reivindicatório, educativo, beneficente, assistencial, cultural, esportivo e recreativo, formador, de defesa da inclusão das mulheres e juventude, de defesa da liberdade de expressão e de defesa do meio ambiente.

Mudanças

Em março de 2012, a entidade ganhou uma nova sede e da casa alugada com capacidade para 40 crianças o atendimento da Vó Belinha foi transferido para o prédio de 318 metros quadrados de área construída, na rua Miguel Olvicto dos Santos, 71. O espaço para 120 crianças foi construído por meio de parceria da prefeitura com a Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS). Hoje, a instituição tem espaço para berçários 1 e 2, higienização infantil, maternais 1 e 2, jardins 1 e 2, sanitário infantil, vestiário, secretaria, área de serviço, cozinha, despensa, recepção, circulação e refeitório.

A coordenadora da Associação Vó Belinha, Ana Paula Tolentino, agradeceu a honraria e ressaltou que sem a parceria de toda a comunidade e de pessoas como o vereador José Freitas este trabalho não seria possível. “Fico muito feliz pelo reconhecimento e queremos continuar avançando para fazer um trabalho ainda melhor”.

Prestigiaram o evento, integrantes da associação e a comunidade local.

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)