Plenário

Associentec defende manutenção das fundações estaduais

"As instituições deixarão um imenso vazio que jamais será preenchido", lamentou Vera da Costa Dias.

A senhora Vera Maria da Costa na Tribuna.
Vera Maria da Costa Dias (Foto: Henrique Ferreira Bregão)

A importância das fundações do Estado do Rio Grande do Sul e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) foi defendida na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre pela Associação dos Funcionários da Fundação de Ciência e Tecnologia (Associentec) na sessão desta segunda-feira (27/3). A associada Vera Maria da Costa Dias contextualizou o serviço prestado pela Cientec e destacou a relevância da manutenção das fundações.

Em dezembro de 2016, os deputados da Assembleia Legislativa gaúcha aprovaram a extinção de oito fundações estaduais previstas no pacote de redução de gastos apresentado pelo governador José Ivo Sartori. “Cada fundação tem seu papel e importância”, afirmou Vera. "As instituições deixarão um imenso vazio que jamais será preenchido.” De acordo com Vera, a Cientec ainda está funcionando, e os serviços continuam sendo oferecidos. "O governador não pode extinguir a inteligência”, ressaltou.

Vera lembrou que a fundação está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, atendendo desde pessoas físicas e jurídicas até grandes empresas, prestando serviços tecnológicos nos setores de alimentos, engenharia de edificações, eletroeletrônica e processos, construção civil, tecnologia metal-mecânica, química e geotecnia. “Somos um instituto multidisciplinar que conta com um sistema de qualidade que foi construído ao longo de décadas e que não será reposto pelo mercado”, explicou. 

A associada ainda apresentou os projetos desenvolvidos pela fundação, que coordena a Rede Nacional de Análises de Alimentos (Renali), participa da construção de obras civis e contribuiu para o desenvolvimento do setor de Eletroeletrônicos, tornando o Estado o segundo pólo de produção do país, com rendimentos anuais de cerca de R$ 7,5 bilhões. “Boa parte desse sucesso vem da Cientec", encerrou Vera.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)