Saúde

Atendimento é precário na UBS Ramos

Conseguir uma ficha para consulta médica na Unidade Básica de Saúde Ramos, da Vila Nova Santa Rosa, bairro Rubem Berta, é um teste de paciência. As pessoas têm que ficar na fila a partir das 18h do dia anterior, até com chuva, e, mesmo assim, correm o risco de não conseguir atendimento. Para ouvir a população, a presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon (PT), esteve no local nesta quarta-feira (14/12).

Conforme Rosane Brufatto, moradora do Loteamento do Bosque, também bairro Rubem Berta, como não há posto de saúde no loteamento, as pessoas têm que se deslocar para o da Ramos. “E aí o médico não consegue dar conta de atender a todos. Queremos e precisamos de um posto perto de casa.” Ela mostrou um exame solicitado em abril e disse que não consegue ficha para poder mostrá-lo ao médico.

Maria Lúcia Oliveira estava tentando pegar ficha para o pai, que é diabético, hipertenso e tem problema de visão. “Ele tem 80 anos e não pode ficar na fila. E já tentei outras vezes e não consegui”. Segundo os moradores, o posto só distribui 60 fichas, de 15 em 15 dias, e, quando o médico está em férias, não há outro que o substitua. “É pouco caso o que estão fazendo com a gente”, desabafou Custódia de Carvalho, que precisava mostrar um exame de ecografia abdominal total. “Será que vale a pena continuar lutando? Ando desanimada da vida.”, reclamou. A vereadora Sofia Cavedon informou que está tentando, sem sucesso, marcar uma audiência com o prefeito José Fortunati desde o começo de dezembro.

Darlene Silveira (reg. prof. 6478)
Assessoria de Imprensa da Presidência