Plenário

Ativista pelos direitos dos excepcionais receberá título de Cidadã

Vereador Tarciso Flecha Negra
Tarciso Flecha Negra (PSD) propôs a homenagem (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

Os vereadores da capital gaúcha aprovaram, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (25/10), a concessão do título de Cidadã de Porto Alegre à fundadora da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Maria Irene Simões Pessoa Abrantes Zenhas. De acordo com o autor do projeto, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), Zenhas, portuguesa de nascença, hoje com 84 anos, renunciou a tudo que tinha para se dedicar a um projeto pioneiro em todo o Rio Grande do Sul que cuida de crianças e adolescentes especiais em Porto Alegre.

Já no Brasil, representando a colônia portuguesa, Maria Irene Zenhas, participou de uma Cruzada de Amor às Crianças Excepcionais, auxiliando, na conquista de um espaço no Centro Histórico da Capital, doado pelo Município para abrigar crianças especiais. Em 22 de maio de 1978 nasceu a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, instituição pioneira no tratamento de crianças excepcionais no Rio Grande do Sul. Logo depois, a entidade mudou-se para um local no Bairro Jardim Itu Sabará, ainda pagando aluguel.

Com o desenvolvimento do projeto, cada vez mais famílias passaram a procurar a ajuda de dona Irene. Era preciso um lugar maior. Já conhecida na cidade, foi atrás de parceiros. Seu marido lhe deu o terreno onde atualmente fica localizada a entidade na Estrada Martin Félix Berta, no Bairro Rubem Berta, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos que atendia crianças com lesões cerebrais que precisavam de cuidados especiais e permanentes todos os dias e não tinham condições econômicas para o tratamento.

De acordo com Tarciso, passados quase 40 anos da Fundação da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, apesar de algumas decepções, Maria Irene Zenhas nunca desistiu do trabalho em prol das crianças excepcionais. A Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia atualmente oferece aos pacientes tratamentos com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, pediatra, assistente social e médico neurologista, e a alimentação é toda elaborada por uma nutricionista. São 36 colaboradores contratados e 42 voluntários, que doam seu tempo e sua vontade às crianças.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)