FRENTUR

Atracadouro do Gasômetro é liberado para passeios

No aniversário de 246 anos de Porto Alegre foi inaugurado o atracadouro da Usina do Gasômetro, construído com a revitalização da Orla. Nele irão atracar os barcos de turismo Cisne Branco, Porto Alegre 10 e Noiva do Caí. Durante a cerimônia realizada no dia 26 de março, várias autoridades citaram o trabalho da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR), através do seu Presidente, o Vereador João Carlos Nedel, pelo desenvolvimento do Turismo Náutico na Cidade.

O presidente da Associação do Turismo Náutico do Rio Grande do Sul (Atun), Vilian Velloso de Oliveira, saudou Nedel por sempre estar ao lado da Entidade, apoiando e ajudando nas demandas náuticas. Vilian ressaltou o entusiasmo dos donos de barcos, pois o novo ancoradouro “dará mais segurança e qualidade para os porto-alegrenses e turistas, que realizarem os passeios”. Já o Prefeito Nelson Marchezan afirmou que o Vereador Nedel batalhou, muito, para que o atracadouro fosse liberado mais rápido e destacou que este é o primeiro ancoradouro público de Porto Alegre.

Nedel, que articulou por meses a liberação do local, ressaltou que um dos focos da Frentur é fomentar o Turismo Náutico e aproveitar todo o potencial e a beleza do Lago Guaíba. “Nossa Orla é linda, mas pouco aproveitada. Temos diversas ilhas com grande potencial turístico, mas ainda não há estrutura para a realização de passeios. Com o atracadouro no Gasômetro, a Orla voltará a ser ponto de referência para os barcos. No entanto, Porto Alegre precisa de mais ancoradouros para ligar lugares e dar mais opções de rotas de passeios”.

Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o Turismo Náutico atinge, atualmente, 180 mil pessoas e produz um movimento financeiro de R$ 3 milhões anuais.