Plenário

Brigada Militar é homenageada pelos 181 anos de fundação

  • Período de Comunicações em homenagem ao transcurso dos 181 anos da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
    Coronel Ikeda representou a Brigada na cerimônia da Câmara (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem ao transcurso dos 181 anos da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
    Integrantes da corporação prestigiaram a homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (29/11), a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul recebeu homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre pelos seus 181 anos de existência, completados no último dia 18 de novembro. De autoria da Mesa Diretora, o momento solene trouxe ao plenário diversos membros que compõem a instituição, representada pelo seu comandante geral, coronel Mário Yukio Ikeda. 

A vereadora Comandante Nádia (MDB), após a transmissão de um vídeo institucional da Brigada Militar (BM), foi responsável por discursar em nome da Mesa Diretora. Em sua fala, relembrou o histórico da instituição, destacando as diferentes denominações, o policiamento ostensivo de outrora, realizado por cavaleiros, e alterações no fardamento. Traçando paralelo com a contemporaneidade, destacou a adaptação da Brigada Militar diante da globalização mundial, com a modernização de viaturas, e dos instrumentos que compõem a instituição, como hospitais e demais trabalhos sociais. “Tenho muito orgulho de, na tribuna, representar todos os que fazem da Brigada Militar essa instituição extremamente necessária e que apresenta excelência em todos os anos de seu trabalho”, destacou.

Após o discurso dos vereadores em celebração à instituição, o presidente da sessão, vereador Clàudio Janta (SD), entregou um certificado de homenagem ao coronel Mário Ikeda. O comandante geral, em seu discurso, agradeceu a homenagem prestada pela Casa e abordou o período de criação da BM, com a definição de suas missões, que visam a manutenção da boa ordem e da segurança da população. Assim como Comandante Nádia, parabenizou a atuação de todas as estruturas da instituição. “Sempre que a população precisar, estaremos lá. Sempre terá alguém em condições de atender a população”, disse coronel Ikeda, que, além de reiterar o compromisso da Brigada Militar em auxiliar a população, destacou a dedicação dos policiais, que enfrentam com empenho a criminalidade, mesmo quando essa possui melhores armamentos e superioridade numérica. 

Vereadores 

Mendes Ribeiro (MDB) saudou a todos que ajudaram a construir a história da Brigada Militar. Destacou que ela se faz cada vez mais necessária, principalmente pela multiplicidade de exercícios que faz na sociedade. O vereador ainda reconheceu os riscos que os policiais passam, quando deixam suas famílias em prol da proteção de todos.  

João Bosco Vaz (PDT) revelou seu orgulho pela Brigada Militar e a confiança que possui nos homens e mulheres que compõem a instituição. Em um país que vive crise ética, moral e econômica, onde “ninguém mais respeita ninguém”, Vaz destacou a importância da BM em tentar colocar em ordem “uma sociedade que está perdida”. Observou, também, que o sucesso da realização da Copa do Mundo de futebol passou pela BM, que deu proteção aos turistas que vieram à Porto Alegre. 

Mônica Leal (PP) falou sobre sua admiração e gratidão à Brigada pela história de comprometimento pela proteção aos gaúchos. Ela defendeu que os policiais devem ser mais reconhecidos e respeitados, principalmente pela sua atuação no enfrentamento da criminalidade.

Texto: Matheus Closs (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)