Presidência

Brique da Redenção comemora 41 anos

  • Presidente Monica Leal e Vereador Reginaldo Pujol  participam do aniversário do Brique da Redenção e são homenageados.
    Comemoração teve por local o Largo do Expedicionário (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Presidente Monica Leal e Vereador Reginaldo Pujol  participam do aniversário do Brique da Redenção e são homenageados.
    Vereadores Tessaro, Pujol e Mônica nas festividades (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O Brique da Redenção, uma das opções de lazer dos porto-alegrenses, completou 41 anos neste domingo. O aniversário, na semana em que Porto Alegre festeja 247 anos, foi comemorado em grande estilo com um desfile de carros antigos na avenida José Bonifácio e com a banda da Brigada Militar. O evento contou a participação da presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadora Mônica Leal (PP) e do vice-presidente, vereador Reginaldo Pujol (DEM), que foram homenageados com uma placa comemorativa. Pujol foi o idealizador do Brique da Redenção e criador da lei que o instituiu. 

Para a presidente Mônica Leal, o Brique tem lugar cativo no coração dos porto-alegrenses e dos turistas que visitam Porto Alegre. "É um patrimônio declarado por lei estadual, que estimula a economia criativa, sendo palco para diferentes manifestações democráticas, culturais e políticas, que merece atenção do poder público e o cuidado com a sua manutenção", disse. 

"Em 1978, data da inauguração, o Brique foi chamado inicialmente de Mercado das Pulgas, obedecendo a uma tendência da época, como em Buenos Aires, Montevidéu e Paris", afirmou Reginaldo Pujol. Em abril de 1982, os artesãos que comercializavam as suas mercadorias no interior do Parque Farroupilha, se incorporaram aos antiquários, acrescentando novos atrativos ao Brique que, posteriormente, viria a receber uma área para gastronomia e de artes plásticas. 

Também prestigiaram o aniversário do Brique, o secretário Eduardo Cidade, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o vereador Nelcir Tessaro (DEM).

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

 

Tópicos:Aniversário de Porto AlegreBrique da Redenção