Plenário

Câmara aprova criação de Área de Preservação Permanente na Ponta Grossa

Votação de projeto que declara como Área de Preservação Permanente (APP) parcela da propriedade situada na Estrada Retiro da Ponta Grossa, 4102. Na foto, vereadores com moradores da região após aprovação
Moradores da região acompanharam a votação (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (15/05), projeto de lei dos vereadores Dr. Thiago Duarte (DEM) e Luciano Marcantônio (PTB) propondo a criação de área de preservação permanente (APP) em parcela da propriedade situada na Estrada Retiro da Ponta Grossa, número 4.102. Segundo a Exposição de Motivos do projeto, o objetivo é garantir a preservação ambiental daquela área.

Os dois autores citam estudos com base científica para demonstrar que o projeto envolve uma bacia hidrográfica, constituída em uma zona de amortecimento para a região, evitando alagamentos do entorno nos dias de chuvas, em especial nos períodos de inverno. Os vereadores prosseguem: “A criação e a manutenção das APPs em meio urbano possibilitam a valorização da paisagem construída, acrescentando valor ecológico, paisagístico e turístico”.

Se sancionado pelo prefeito, o projeto permitirá a preservação do bioma da região, segundo os proponentes, "garantindo o fluxo hídrico e a conservação das árvores nativas e demais espécies da flora e da fauna locais", finalizam Dr. Thiago e Marcantônio.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)