Plenário

Câmara aprova moção contra violência policial a jovens

Também foram aprovados um requerimento e uma Moção de Solidariedade.

Movimentação de plenário. Na foto: Vereadora Sofia Cavedon.
Sofia criticou uso de violência contra jovens em protesto (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Na tarde desta quarta-feira (25/5), a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou - por 12 votos a favor, cinco contrários e uma abstenção - uma Moção de Apoio aos jovens e estudantes para que possam se manifestar de forma livre, democrática, como garante a Constituição Brasileira, sem violência policial. A Moção apresentada pela Bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) será encaminhada ao governador José Ivo Sartori, ao procurador-geral do Estado, Marcelo Lemos Dornelles, ao prefeito José Fortunati e à presidente da UNE, Carina Vitral. 

A Moção cita os episódios ocorridos na noite de 12 e 13 de maio, quando jovens foram agredidos por policiais, que jogaram bombas de gás lacrimogênio e usaram armas de choque, após manifestação no bairro Cidade Baixa. “É importante que nesse momento em que vive o país, com inúmeras manifestações, que se compreenda, acompanhe, respeite e não se use de violência contra os jovens que estão se expressando democraticamente”, ressaltou a vereadora Sofia Cavedon, líder da Bancada do PT.

A Bancada petista salientou que os jovens estão surpreendendo pela organização e pacifismo e que ela mesma participou de uma caminhada com 30 mil pessoas na qual nenhum incidente violento ocorreu. "Queremos que essa juventude possa entender que não precisa agredir para ser vista”. “Cabe a nós, adultos, ao Ministério Público, ao governo e aos pais dizerem que estamos em um Brasil democrático e livre”.

Por fim, os autores pedem que o governador oriente os órgãos de segurança, e o prefeito, a EPTC, para que cenas de violência não sejam vistas. “A aprovação dessa Moção é a reafirmação de que a Câmara Municipal tem posição contrária à violência contra os jovens da cidade”, comemorou Sofia.

Indicação e requerimento também foram aprovados

O plenário aprovou, em votação simbólica, a proposta de Indicação 026/16, que sugere que a publicidade institucional do município reserve espaço para os veículos de bairro, especialmente das extremidades da cidade, como a Restinga, Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Santa Rosa, Sarandi e Arquipélago e, muito especialmente, à Ilha da Pintada. O autor da proposta, vereador Reginaldo Pujol (DEM), justifica que a indicação quer aumentar a visibilidade dos projetos da Prefeitura e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade desses veículos.

A Câmara aprovou, ainda, o Requerimento 055/16 para que seja encaminhada Moção de Solidariedade a Leonir Barbosa Strider, integrante da Guarda Municipal de Porto Alegre. O vereador Paulinho Motorista (PSB) justifica que Strider é responsável por um “ato heroico” de resgate de uma pessoa, vítima de mal-estar, que perdeu o controle do veículo e caiu com o carro dentro de um arroio, localizado na Estrada Costa Gama, no bairro Campo Novo. O guarda mergulhou no córrego e evitou que a pessoa morresse afogada.


Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
           Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)