Plenário

Câmara aprova projeto que cria 75 cargos de Técnico em Enfermagem

Proposta do Executivo também extingue 75 cargos de Auxiliar de Enfermagem

Movimentação de plenário
Votação ocorreu hoje no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os vereadores de Porto Alegre aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei do Executivo que extingue extingue 75 cargos efetivos de Auxiliar de Enfermagem e cria 75 cargos efetivos de Técnico em Enfermagem, a fim de suprir demandas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em sua justificativa, o prefeito municipal assinala que o auxiliar de enfermagem é uma categoria que foi extinta pela legislação das carreiras relativas aos serviços de saúde no país, e que os cargos, neste caso, encontram-se vagos e descontinuados. Dessa forma, segundo ele, trata-se de uma adequação à legislação federal. Na parte pertinente à criação de cargos, o prefeito solicita ao Legislativo a abertura de igual número de vagas para técnicos de enfermagem, por ser a profissão substituta dos auxiliares.

“A extinção do cargo de Auxiliar de Enfermagem visa atender às determinações do Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução nº 276/2003, inviabilizando a concessão de inscrição definitiva aos auxiliares de enfermagem devido ao que estabelece a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases). Observamos que os cargos a serem extintos estão atualmente vagos”, justifica o chefe do Executivo.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)