Plenário

Câmara aprova viagem do prefeito ao exterior

O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (23/9), os seguintes projetos envolvendo homenagens, autorização para viagem do prefeito e criação de frente parlamentar:

VIAGEM - Projeto de decreto legislativo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal que autoriza o prefeito José Fortunati a se ausentar do país de 25 de setembro a 7 de outubro. Ele viajará a três países: Itália, Marrocos e França.

ESTUDANTES
 – Projeto inclui o Dia Municipal do Grêmio Estudantil, celebrado em 28 de março, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre, por solicitação de João Derly (PCdoB). O vereador lembra que a data é uma homenagem à memória do estudante Edson Luis de Lima Souto, morto 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro. “Foi o primeiro estudante vítima fatal do regime militar. Ele tornou-se um símbolo da luta pela democracia”, explica. Derly destaca ainda que desde 1985 vigora a Lei do Grêmio Livre, dando aos estudantes secundaristas o direito soberano à organização em entidades autônomas.

EDUCAÇÃO FÍSICA - Projeto do Professor Garcia (PMDB) inclui o Dia dos Professores de Educação Física sem Fronteiras da Federação Internacional de Educação Física (Fiep) do Brasil, comemorado anualmente em 20 de abril, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre. Tendo como um dos objetivos visitar todos os estados do Brasil e o Distrito Federal, países das Américas do Sul, Central e do Norte, o Educação Física sem Fronteiras nasceu da necessidade de levar o esporte e a recreação a diferentes países, além dos estados brasileiros. “Este trabalho aproxima culturas e leva as ferramentas necessárias para a atualização de conhecimentos por meio de encontros para cursos e palestras”, explica Garcia.

JUDÔ - Projeto de João Derly (PCdoB) inclui o Dia Municipal do Judô, a ser comemorado anualmente em 28 de outubro, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. O vereador destaca que esta data, também consagrada como Dia Mundial do Judô pela Federação Internacional de Judô, lembra o nascimento do mestre Jigoro Kano, criador deste esporte. “No Brasil, esta é a modalidade com maior número de medalhas olímpicas conquistadas, e Porto Alegre é referência internacional, tendo conquistado três medalhas olímpicas e diversos títulos internacionais”, diz ainda João Derly.

GINÁSTICA - Projeto do  vereador Professor Garcia (PMDB) inclui o Dia Municipal da Ginástica Laboral, a ser comemorado em 22 de novembro, no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre. 

LISBOA - Projeto de Sofia Cavedon (PT) concede a comenda Porto do Sol à Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa, que completa 75 anos de existência neste ano. "A associação, desde sua origem, mantém, com poucas interrupções, um salão de arte dos mais importantes no Estado, e por decreto municipal tornou-se a responsável pela organização, entre 1952 e 1960, do Salão da Câmara Municipal de Porto Alegre. Desde 1958 é uma entidade de utilidade pública, conforme Lei Municipal", explica Sofia.

FRENTE - Requerimento de autoria do vereador Alberto Kopittke (PT) que solicita a constituição da Frente Parlamentar pela Inovação Tecnológica de Porto Alegre.

Assessoria de Imprensa CMPA