Pauta

Câmara concede título de Cidadão ao cardiologista Luiz Carlos Bodanese nesta sexta

Pórtico de entrada da Câmara Municipal. Fachada.
Sessão solene será realizada nesta sexta-feira no legislativo (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realiza nesta sexta-feira (11/10), às 17h, Sessão Solene de outorga do título de Cidadão de Porto Alegre ao médico cardiologista Luiz Carlos Bodanese. O evento ocorre no Plenário Otávio Rocha do legislativo e é aberto ao público. De acordo com o vereador Idenir Cecchim (MDB), Bodanese dedica sua vida ao estudo da medicina e ao compartilhamento do conhecimento adquirido com a classe médica e, principalmente, com a população, atuando especialmente na prevenção e na promoção da saúde cardiovascular.

Trajetória

Natural de Nova Prata (RS), Luiz Carlos Bodanese nasceu em 1950, cursou a Faculdade de Medicina da PUCRS e em 1978 obteve o título de especialista em cardiologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. No ano seguinte, ingressou como professor da Escola de Medicina, onde exerceu todos os cargos, inclusive o de diretor da Faculdade de Medicina no período de 1993 a 2004, tendo participado da graduação de cerca de mil médicos.

Foi chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da PUCRS durante cerca de 20 anos, tendo formado mais de 150 cardiologistas. Atualmente, atua como professor titular de Cardiologia da Escola de Medicina da PUCRS e, também, como professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Escola de Medicina, tendo formado mais de 30 doutores e 45 mestres. É membro titular do Conselho Regional de Medicina e professor avaliador das Faculdades de Medicina do Ministério da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/Inep).

Texto

Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)