Plenário

Câmara destaca os 50 anos da Estância da Poesia Crioula

Beatriz de Castro contou a história da Estância da Poesia Crioula Foto: Fernanda Fell
Beatriz de Castro contou a história da Estância da Poesia Crioula Foto: Fernanda Fell

Os 50 anos da Estância da Poesia Crioula foram lembrados no Grande Expediente da sessão desta segunda-feira (18/6) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Proposta pelo vereador João Carlos Nedel (PP), a homenagem contou com as presenças de dirigentes e integrantes da instituição, fundada em 30 de junho de 1957.

Nedel destacou a Estância da Poesia Crioula como “academia nativista de poetas, casa de acolhimento e fonte cristalina da arte pampiana”. Segundo Nedel, o conhecimento da cultura gaúcha passa pela poesia crioula. “Como homem do Interior, nascido em São Luiz Gonzaga, expresso o meu amor sem limites ao Rio Grande e o orgulho e a alegria de propor esse homenagem”, disse. “Vida longa à Estância da Poesia Crioula.” 
 
Em tempo de Liderança, Elói Guimarães (PTB) afirmou que a Estância da Poesia Crioula reúne a “melhor cepa do pensamento nativista”. Lembrou de expoentes da instituição, como Mozart Pereira Soares, e desejou que a entidade continue a produzir literatura de qualidade. Na opinião de Elói, a poesia nativa é a expressão mais emocionante dos costumes, tradições, geografia, artes e sentimentos do Estado.

A presidenta da Estância de Poesia Crioula, Beatriz de Castro, contou que a instituição surgiu durante o 1º Congresso de Poetas Crioulos, realizado entre 28 e 30 de junho de 1957 na Associação Riograndense de Imprensa. Idealizado pelo escritor Hugo Ramirez, o evento foi, conforme Beatriz, “um toque de reunir” de escritores regionalistas que estavam dispersos pelo Estado e fora dele. Entre outros, citou Augusto Meyer, Vargas Netto, Walter Spalding e Aureliano de Figueiredo Pinto. Hoje, garantiu ela, a Estância da Poesia Crioula mantém-se fiel aos princípios de seus 87 fundadores, de cultivar, elevar e divulgar a literatura regional.
 
Em nome de suas bancadas, saudaram a Estância da Poesia Crioula os vereadores Professor Garcia (PPS), José Ismael Heinen (DEM), Ervino Besson (PDT) e Dr. Goulart (PDT). Durante a homenagem, também participaram da Mesa o vice-presidente da Estância da Poesia Crioula, Luiz Alberto Ibarra, e a diretora do Arquivo Público do Estado, Rosani Feron.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)