Comissões

Câmara deve receber em abril projeto que recria a Zona Rural

Cíntia, Naurio e Isabel pediram mais divulgação dos Caminhos Rurais Foto: Francielle Caetano
Cíntia, Naurio e Isabel pediram mais divulgação dos Caminhos Rurais Foto: Francielle Caetano

A Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) anunciou, nesta terça-feira (18/3), na Câmara Municipal, que, em abril, o Executivo deverá enviar ao Legislativo o projeto que prevê a volta da Zona Rural de Porto Alegre. Conforme Rafael Larangeira, da Smurb, na segunda-feira (24/3) a comissão técnica responsável por elaborar a proposta apresentará a minuta do projeto ao secretário Cristiano Tatsch. A notícia foi divulgada em reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), na qual a Associação Porto Alegre Rural e propriedades do roteiro turístico Caminhos Rurais reivindicaram o restabelecimento da Zona Rural.

Larangeira lembrou que a extinção da Zona Rural ocorreu no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), de 1999, passando o Extremo Sul (Macrozona 8) a ser considerado Zona Rururbana. “Isso se reflete diretamente na vida das pessoas, que têm de pagar IPTU e não ITR”, afirma. Segundo Larangeira, que integra a comissão técnica da Smurb, como “o Plano Diretor é totalmente urbano”, a saída será criar uma lei específica para a MZ8, uma espécie de Plano Diretor Rural. Ele garantiu que a recriação da Zona Rural é vontade do governo municipal e deve contemplar “boa parte da MZ8”. Larangeira ainda convidou os vereadores a participarem da apresentação da minuta do projeto no dia 24.

Preservação

Os integrantes dos Caminhos Rurais frisaram a importância da denominação Zona Rural como forma de conter a especulação imobiliária e garantir a preservação da natureza. Também fizeram reivindicações ao Executivo e aos vereadores. A presidente da Associação Porto Alegre Rural, Isabel Pacheco, pediu mais divulgação do roteiro e sugeriu a realização de um Fantur. Lembrou que, a 30 quilômetros do Centro, há agricultura orgânica, cabanhas, turismo de aventura, atividades educativas, de observação da fauna e flora e de vivência. “As pessoas se encantam ao saberem que temos uma área rural tão bela a ser apreciada”, disse. Isabel ainda cobrou conservação das estradas e atenção ao acúmulo de lixo e ao crescimento de vilas irregulares em curvas perigosas da Avenida Edgar Pires de Castro.

O dono da Cabanha Costa do Cerro, Naurio Guerisoli, disse que foi um equívoco da Câmara ter extinguido a Zona Rural quando votou o PDDUA, pois a decisão prejudicou toda uma região. “Espero que agora façam um projeto que depois não resolvam mudar”, sugeriu, ressaltando a preocupação com natureza. Guerisoli informou que, em sua cabanha, situada no Lami, onde hospeda e cria cavalos, há trilhas em meio à Mata Atlântica e animais como bugios e capivaras. “Oferecemos um pulmão verde para Porto Alegre e damos emprego para quem vive no Extremo Sul”, afirmou, ao ressaltar a importância social da Zona Rural.

“Bairros onde há mais de 1.500 cavalos não podem ser julgados como não-rurais”, afirmou Cíntia Mendes Santos, proprietária da Cabanha Figueira, do Lami, “A gente vive, cuida e preserva a natureza. Se não preservarmos, a Zona Sul vai ser destruída.” Cíntia contou que ouve as motosserras desmatando e os bugios assustados invadindo pátios. Defendeu a volta da Zona Rural e mais divulgação dos Caminhos Rurais. “Queremos que os moradores nos conheçam. Não queremos enriquecer com turismo rural, mas sim compartilhar a oportunidade de andar a cavalo, comer uma comida campeira, colher alimentos saudáveis”, disse. “Temos tudo isso dentro de Porto Alegre. Está na hora de conhecermos.”

Carências

Pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), Maria Helena Müller declarou que o turismo rural é trabalhado há muito tempo pela pasta. “Nossa secretaria fomentou a criação da Associação Porto Alegre Rural, em 2005”, lembrou. “Mas o roteiro é um produto que ainda carece de consolidação. Precisamos resolver questões de infraestrutura e queremos que os porto-alegrenses curtam os Caminhos Rurais”, admitiu. Conforme Maria Helena, uma das melhorias implantadas foi a sinalização turística no Eixo da Oscar Pereira, que, como informou, será complementada com a sinalização para pedestres da Zona Sul.

Audiência

Com base nas sugestões dos convidados e dos vereadores presentes, o presidente da Cece, João Derly (PCdoB), anunciou como encaminhamento da reunião a realização de um Fantur pelos Caminhos Rurais na manhã da próxima terça-feira (25/3), com a participação dos vereadores, da Smurb, da SMT, da Smed, da Smov e do DMLU. Também garantiu que a Câmara participará da construção da nova lei para a volta da Zona Rural e realizará uma audiência pública na Cece para que o Executivo apresente seu projeto à Casa e à comunidade. Além de Derly, participaram da reunião a vereadora Sofia Cavedon (PT) e o vereador Kevin Krieger (PP).

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)


Leia também:
PDDUA substituiu área rural por cidade rururbana
Atual Plano Diretor entrou em vigor em 2000