COMUNICAÇÕES

Câmara discute resultados dos 30 anos do Orçamento Participativo

  • Período de Comunicações sobre os 30 anos da implantação do Orçamento Participativo em Porto Alegre. Na foto, o ex-governador do Estado  e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, e a presidente Mônica Leal
    Presidente Mônica Leal cumprimenta o ex-governador Olívio Dutra (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Período de Comunicações sobre os 30 anos da implantação do Orçamento Participativo em Porto Alegre. Público das galerias acompanha a sessão.
    Representantes do OP acompanharam a sessão (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Foi durante o Período de Comunicações desta quinta-feira (11/4). Participaram da cerimônia o ex-governador Olívio Dutra, o ex-prefeito Raul Pont e os ex-vereadores João Motta e Margarete Moraes. O vereador Engenheiro Comassetto (PT) disse que, quando o OP foi criado, as obras eram fiscalizadas, o dinheiro público tinha destino e era aplicado e que esse processo hoje está nos cinco continentes com experiência exitosas. Os conselheiros Jorge Baldissari e Roberto Jakubaszko relataram as dificuldades que o orçamento participativo enfrenta hoje e convidaram os vereadores para participar dos debates.  O vereador Airto Ferronato (PSB) lembrou que, mesmo sendo da oposição, apoiou OP em 1989, quando era forte a resistência na Câmara à nova sistemática. Raul Pont afirmou que a experiência hoje está sendo repetida em milhares de municipalidades no mundo todo e lamentou que a capital gaúcha não seja mais referência quando se fala no tema. Ouça.

  • Comunicações - 30 anos OP