Sessão Solene

Câmara homenageia a Amrigs e o Instituto Vida Solidária

A entidade médica tem cerca de 10 mil sócios no território gaúcho.

  • Sessão Solene homenageia os 65 anos da Associação Média do RS, AMRIGS.Na foto: Presidente da AMRIGS, Dr. Alfredo Fioro Cantalice Neto e o proponente da homenagem, vereador Dr. Goulart.
    O vereador Dr. Goulart entregou diploma ao médico Alfredo Cantalice Neto (e) (Foto: Matheus Piccini/CMPA)
  • Sessão Solene homenageia os 65 anos da Associação Média do RS, AMRIGS.
    O Grupo Vocal Amrigs-IVS, regido pelo maestro Luciano Lunkes (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Na noite desta terça-feira (27/9), em sessão solene realizada na sede da Amrigs, a Câmara Municipal de Porto Alegre homenageou a Associação Médica do Rio Grande do Sul e o Instituto Vida Solidária (IVS), criado em 2005 e mantido pela entidade, atuando na saúde, educação e cultura. O presidente e proponente da solene, vereador Dr. Goulart (PTB), lembrou que a Amrigs “promove e difunde o conhecimento, influenciando na melhoria da saúde, das condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas dos associados e da comunidade, por meio de ações de capacitação e aprendizagem, eventos e programas sociais, de forma sustentável”.

Goulart falou também sobre o respeito que tem pelo trabalho do médico Alfredo Floro Cantalice Neto, atual presidente da Amrigs e do IVS. “Ele fazia parte daquela equipe de pediatras que deu exemplo para o Brasil de como ‘ressuscitar’ um recém-nascido de 700 gramas”, ressaltou o vereador. 

Cantalice Neto agradeceu a distinção da Câmara. “Esta homenagem tem um valor inestimável para nós, pois é uma forma de reconhecimento de mais um projeto social que engrandece a Amrigs, responsabilidade social que nós temos”, afirmou o presidente da Associação e do IVS. “Um dos nossos pilares é a responsabilidade social.” O IVS fica ao lado da Amrigs, na Avenida Ipiranga, no acesso à Vila São Pedro, também conhecida como Cachorro Sentado, na Zona Leste. 

Para concluir a homenagem, o Grupo Vocal Amrigs-IVS se apresentou ao público, sob a regência do maestro Luciano Lunkes.

História

Fundada em 1951 por um grupo de médicos que se destacavam no sul do país, a Amrigs teve como seu primeiro presidente Bruno Marsiaj. A primeira sede ficava na Rua Uruguai, no Centro Histórico. Atualmente, a Amrigs tem cerca de 10 mil sócios em todo território gaúcho. 

Também estiveram presentes na homenagem, o vereador Dr. Thiago Duarte (DEM); o presidente do Conselho de Administração do Instituto Vida Solidária, Hans Ingomar Schreen; o representante do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Germano Mostardeiro Bonow; o representante da Federação dos Hospitais do Rio Grande do Sul, Flávio Borges; e diversos associados. 

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof. 18405)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)