Plenário

Câmara homenageia dez anos do Clube Literário Jardim Ipiranga

  • Período de Comunicações em homenagem aos 10 anos de fundação do Clube Literário Jardim Ipiranga e ao seu Sarau Literário. Na foto, Adroaldo Venturine, fundador do clube.
    Adroaldo Venturine fundou o Clube (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem aos 10 anos de fundação do Clube Literário Jardim Ipiranga e ao seu Sarau Literário. Na foto, vereador Alvoni Medina, proponente
    Alvoni observou que entidade faz importante trabalho social (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem, durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta segunda-feira (4/9),  aos dez anos de fundação do Clube Literário Jardim Ipiranga e ao seu Sarau Literário. Proponente da homenagem, o vereador Alvoni Medina (PRB) destacou que o Clube, nestes dez anos de existência, vem promovendo importantes atividades culturais na zona norte de Porto Alegre, proporcionando atividades como dança, poesia e canto. "O Clube desenvolve um trabalho social de suma importância para a cidade e precisa contar com o apoio do poder público e da iniciativa privada. Tem atividades voltadas especialmente para os idosos, mantendo uma biblioteca que permite a convivência com outros grupos, num ambiente de muita alegria, descontração e interatividade entre idosos e crianças."

Fundador do Clube Literário Jardim Ipiranga, Adroaldo Venturine lembrou os participantes que integram o Clube desde a sua fundação, em setembro de 2007. Segundo ele, o objetivo inicial da entidade foi o de promover reuniões entre pessoas por meio da participação nos saraus literários, propiciando que o trabalho de criação literária dos participantes pudessem ser conhecidos, fazendo a integração da comunidade. Lembrou também da participação do Clube na construção do Plano Municipal do Livro e da Leitura e, bem como no incentivo à criação de bibliotecas comunitárias. "Os saraus ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês, reunindo autores, escritores, poetas, músicos e tantos outros apaixonados pela cultura."

Venturine destacou que o Clube também se articula com várias outras entidades para a promoção de eventos literários na cidade e deverá lançar, na próxima Feira do Livro de Porto Alegre, a terceira edição da coletânea literária dos participantes. "Esperamos que a Câmara e a prefeitura nos deem mais atenção, precisamos de mais investimentos." Ao saudar o Clube, o vereador Airto Ferronato (PSB) lembrou que Adroaldo Venturine "tem sido um assíduo participante em vários debates da Câmara", e a entidade tem tido ação de muita relevância para Porto Alegre.

Texto: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)