Plenário

Câmara homenageia mulheres dedicadas às crianças e adolescentes

Promotora Cinara Dutra e presidente Casa Santa Rita de Cássia, Maria Irene Abrantes, foram homenageadas.

  • Periodo de Comunicações.
    Maria Irene Abrantes preside a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Periodo de Comunicações.
    Cinara Vianna Dutra é promotora de justiça da Infância e da Juventude (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18/3), entregou dois diplomas em homenagem a mulheres que fazem a diferença com crianças e adolescentes, inclusive as com necessidades especiais, no município: a promotora de justiça da Infância e da Juventude, Cinara Vianna Dutra, e à presidente da Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, Maria Irene Abrantes. Proposta pela Mesa Diretora, a cerimônia foi conduzida pela presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal (PP), contou com a presença da representante do Ministério Público Estadual (MPE/RS) Ana Petrucci e dos demais amigos e familiares das homenageadas.

Em nome da Mesa Diretora, a presidente Mônica Leal disse que “a cada ano, a Câmara e a Procuradoria Geral da Mulher fazem diferentes eventos para marcar o Dia da Mulher”. “O espaço, aqui, hoje, é para homenagear duas mulheres que fazem a diferença, por meio dos seus trabalhos incansáveis e comprometidos, em Porto Alegre”, destacou. A presidente sublinhou que, “o maior ponto em comum, entre as homenageadas, é o cuidado com o outro por uma sociedade melhor”. “Maria Irene, há 40 anos, cumpre de forma delicada e amorosa esse papel tão importante”, afirmou Mônica. Ela prestigiou, igualmente, a promotora Cinara, “que trabalha diuturnamente para que o problema da criança seja visto e tratado como prioridade” na Capital. "A Câmara, que representa o povo da cidade, agradece pelos trabalhos de vocês: mulheres que nos inspiram, nos orgulham e nos dão força”, saudou a presidente.

Homenageadas

Maria Irene Abrantes agradeceu a homenagem que, de acordo com ela, “é valiosa”. Dedicou a maior parte do seu pronunciamento, contudo, para parabenizar a promotora Cinara Dutra. “Cinara é a continuação de um bom trabalho. Ela é a nossa orientação, que não mede esforços, e que já tirou crianças da Santa Rita para adoção”, relatou Maria. A presidente da instituição pediu, na ocasião, “como mãe daquelas crianças que não têm mães”, a atenção da Câmara. “Queremos espaços e debates direcionados para o terceiro setor. Debates que envolvam todos os pedidos e carências das instituições”, disse.

A promotora Cinara Dutra relatou a surpresa que a homenagem causou nela. “Me senti honrada por esse reconhecimento”, falou. Não diferente, usou seu tempo para falar da presidente da Casa Excepcional. “Dona Irene me emociona a cada vez que ingresso na Santa Rita”, recordou. “Empresários investiram na Casa em razão da honradez e da honestidade que, há décadas, Irene presta”, sublinhou a promotora. “Tenho quase 23 anos de Ministério Público. Sou feliz, porque consigo fazer um pouco pela nossa cidade. Nós, mulheres, temos que nos unir”, ratificou Cinara.  

Vereadores

O vereador Airto Ferronato (PSB) afirmou que “a homenagem merece um reflexo especial”. O parlamentar expressou, sobretudo, a saudação dele “a essas pessoas que dedicam uma vida inteira a causas nobres”. “Hoje, temos aqui, duas mulheres que expressam o contexto do bem-conduzir as coisas da criança e da juventude”, ressaltou. “Só quem tem amor ao próximo é que tem a possibilidade de entregar uma vida a essa causa”, concluiu. 

O vereador-professor Wambert (PROS) parabenizou as homenageadas. “A pessoa que não se comove ou compadece com uma criança não é capaz de nada”, mencionou ao lembrar que “criança é pureza”. O parlamentar observou que “uma das maiores lições da tradição ocidental, para quem é cristão, é a solidariedade”. 

Na oportunidade, o vereador Alvoni Medina (PRB), além de parabenizar a iniciativa das homenageadas, rememorou o Troféu Mulher Nota 10  recebido, no último sábado (16/3), pela presidente da Casa do Excepcional. “O que move esse trabalho é o amor”, comentou. Medina enfatizou os 86 anos da homenageada Maria Irene. “Ela continua lutando, trabalhando e não desanima, porque sabe a importância que esse trabalho tem”, falou. Por fim, o parlamentar colocou os gabinetes do partido dele à disposição. 

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Cinara Vianna DutraMaria Irene AbrantesCasa do Excepcional Santa Rita de Cássiaadolescentescriançainfância