Sessão solene

Câmara homenageia o jubileu da Renovação Carismática

Sessão solene foi realizada por proposição do vereador Professor Wambert (PROS).

  • Sessão Solene em homenagem ao jubileu de ouro da Renovação Carismática Católica
    Ademar Schipper recebe diploma entregue por Nagelstein e Wambert (d) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem ao jubileu de ouro da Renovação Carismática Católica. Na foto, vereador Professor Wambert, proponente da homenagem
    Professor Wambert lembrou como surgiu a Renovação Carismática (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou sessão solene, nesta terça-feira (21/3) à noite, pela passagem do Jubileu de Ouro do Movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica. O grupo foi criado na década de 1960, nos Estados Unidos, e tem como objetivo, por meio de um ritual próprio, aproximar os devotos da religião católica. Seus integrantes afirmam que o movimento é uma forma mais contundente de "reunir os cristãos e de potencializar a fé da comunidade católica". Os integrantes da Renovação Carismática acreditam que a maneira como professam a sua fé pode promover curas e operar milagres. 

Em seu discurso, o vereador Professor Wambert (PROS), proponente da sessão, elogiou a atividade religiosa dos católicos carismáticos. De acordo com ele, católicos reunidos na Universidade Luckesi, na Pensilvânia, foram desafiados a fundar essa corrente da Igreja. Ele leu trechos da carta que deu origem ao movimento, escrita pelos estudantes. Segundo Wambert, esses protagonistas foram desafiados pela força espiritual e pela fé, o que resultou na fundação de dois grupos de oração. "No ano 2000 eram 140 grupos. Atualmente, a Renovação Carismática conta com mais de 120 milhões de adeptos no mundo", assinalou o parlamentar. Ao citar a filósofa Hannah Arendt, disse que ela deu aos católicos "uma poderosa força para irradiar o amor no seio da humanidade". 

Como representante do movimento, Ademar Schipper disse que a Renovação Carismática transformou sua vida. Lembrou que ficou cinco anos em um hospital e atribui sua recuperação ao conhecer e aceitar a fé num período amargo de sua vida. Para ele, essa força se deve à graça do batismo num retiro em que sentiu a "mão poderosa de Deus". Conforme Schipper, o "resgate" de sua vida serviu de exemplo a toda a sua família.

A sessão solene também contou com as presenças dos vereadores Valter Nagelstein (PMDB), que presidiu a sessão, João Carlos Nedel (PP) e Matheus Ayres (PP), bem como da vereadora de Capão da Canoa Juliana Martin, o vereador de Rio Grande Júlio César Pereira da Silva e o arcebispo emérito de Porto Alegre, dom Dadeus Grings, além de diversos representantes dessa da Renovação Carismática.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)