Sessão Solene

Câmara homenageia os 100 anos do pastor Nils Taranger

Stanly (c) recebeu diploma dedicado ao pai proposto pelo vereador Sabino Foto: Ederson Nunes
Stanly (c) recebeu diploma dedicado ao pai proposto pelo vereador Sabino Foto: Ederson Nunes (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu, na noite desta sexta-feira (15/4), no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, sessão solene em homenagem ao transcurso dos 100 anos do pastor Nils Taranger, nascido em 17 de abril de 1916, na cidade de Drammen, na Noruega. Filho de um dos pioneiros das Assembleias de Deus na Suécia, Nils ficou conhecido pela sua generosidade, bondade e carisma ao desenvolver exitosos trabalhos sociais para a comunidade. Enquanto esteve à frente da Igreja Assembleia de Deus, o pastor realizou trabalhos pioneiros como fundador do Lar Esperança e do Asilo Gustavo Nordlund.

A proposição da homenagem é de autoria do vereador Elizandro Sabino (PTB), que já havia concedido à família do pastor a denominação de um logradouro com seu nome (Rua Pastor Nils Taranger), localizado no Bairro Rubem Berta. Em 20 de outubro de 1990, o pastor recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre na Câmara Municipal e, em 5 de janeiro de 2003, aos 85 anos, faleceu.
 
Obras sociais

Sabino garantiu que a iniciativa visou prestar uma justa homenagem em memória de um dos grandes cidadãos que Porto Alegre já teve. “Pastor Nils marcou a história da nossa vida e das nossas famílias. Pontual e objetivo, teve uma trajetória rica e preciosa para todos nós, sempre com sua marca registrada nos projetos e obras sociais”, reiterou o vereador, ratificando que Nils era um homem de grande coração e generosidade. O parlamentar enfatizou ainda que o homenageado fundou o Lar dos Idosos, o Orfanato Lar Esperança e a Escola Profissionalizante e Clínica de Assistência Social à crianças portadoras de HIV.

“Aos 15 anos de idade, o homenageado foi batizado com o Espírito Santo. Em 1946, Nils chegou ao Brasil, juntamente com sua esposa e filhos. Após dois anos aprendendo a falar a Língua Portuguesa e pregando por todo o Estado do Rio Grande do Sul, assumiu a fundação da Igreja de Bagé, estendendo a evangelização a Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Sebastião. Em março de 1955, assumiu o Pastorado da Igreja, no qual permaneceu por 43 anos. Em 1998, devido ao grave estado de saúde, abdicou da liderança da igreja”, concluiu o proponente.

Homenagens

O presidente da Câmara Municipal, vereador Cassio Trogildo (PTB), presidiu a sessão solene e afirmou que é uma grande satisfação para o legislativo municipal prestar essa honrosa homenagem a um pastor e missionário que presidiu a Assembleia de Deus por mais de 50 anos.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Mauricio Dziedricki destacou que a cerimônia era uma oportunidade de agraciar uma pessoa que contribuiu para a formação de uma sociedade que tem a base cristã como concepção de mundo. “São poucas as pessoas que conseguem compreender o verdadeiro valor da caridade na vida de quem precisa. Doando seu tempo e sua história, mesmo com suas duras experiências de vida, o pastor Nils conseguiu realizar tantas obras em nome da dedicação e amor ao próximo”, refletiu Mauricio.

De acordo com o prefeito José Fortunati, presente na solenidade, o pastor Nils teve uma importância fundamental na construção da Assembleia de Deus. “Ao lado de toda essa crise econômica que estamos vivendo, ao lado do desemprego e da fome, existe um outro lado da fé para que as pessoas consigam ser resgatadas. O que eu desejo aqui destacar é a presença fantástica das igrejas que compõem a sociedade em todas regiões. Há um enraizamento constante das Assembleias de Deus em nosso país, com um trabalho social forte e restaurador. Igreja que nos momentos mais difíceis faz a transformação na vida das pessoas pregando que a palavra de Deus seja transformadora”, ponderou o prefeito.

Valores de família

Já para um dos seis filhos do homenageado, Stanly Joel Taranger, fruto da união do pastor Nils com a também missionária Mery, seus pais chegaram ao Brasil em 1946, depois de 30 dias de viagem de navio, oriundos da Noruega. “O primeiro destino brasileiro deles foi o Rio de Janeiro, onde gastaram seus anos na pregação da obra de Cristo e o Evangelho. O nosso pai implementou diversos projetos sociais que têm sido uma benção para inúmeros idosos, crianças e adolescentes até hoje, em todo Brasil. Ficamos muito engrandecidos com a homenagem que estamos recebendo. Que possamos seguir os seus ensinamentos e conselhos e honrar as suas memórias”, finalizou Stanly.

Também estiveram presentes amigos e familiares do pastor, além do presidente da Igreja Assembléia de Deus de Porto Alegre, João Oliveira de Souza. A solenidade contou com a participação especial do coral de pastores da Assembleia de Deus, ao som de famosas canções religiosas. 

Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)