Plenário

Câmara homenageia os 154 anos da Marinha do Brasil

  • Período do Comunicações em homenagem à data magna da Marinha do Brasil.
    Membros da Marinha receberam homenagem da Câmara pelos 154 anos da força militar (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Período do Comunicações em homenagem à data magna da Marinha do Brasil. Na foto: representante do 5º Distrito Naval, capitão de mar e guerra Rafael Silva dos Santos, capitão dos portos de Porto Alegre
    Capitão Santos agradeceu ao Legislativo pela lembrança do aniversário (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, durante o período de Comunicações da sessão ordinária desta quinta-feira (13/06), prestou homenagem aos 154 anos de trajetória da Marinha do Brasil que, juntamente com o Exército e a Aeronáutica, forma a tríplice armada do país. Proposta pela Mesa Diretora, a Data Magna é comemorada todos os anos no dia 11 de junho, e faz referência à Batalha Naval do Riachuelo, sob o comando do Almirante Tamandaré. 

“O dia 11 se refere ao grande feito brasileiro que entrou para a história durante a Guerra do Paraguai”, narrou a presidente do Legislativo Municipal, vereadora Mônica Leal (PP). Ao afirmar a honra da Câmara em receber a Marinha, a parlamentar elogiou a instituição. “É uma instituição nacional sólida, que defende de forma exemplar o território e a soberania brasileira”, destacou. Na oportunidade, Mônica rememorou os caminhos da Marinha; falou do lado humano, social, político e das estratégias do conflito do Riachuelo; saudou os voluntários da pátria, assim como lamentou pelos mortos do combate. “É importante o Brasil saber toda essa trajetória em benefício da pátria”, finalizou, ao sublinhar “a composição da instituição por homens e mulheres comprometidos”. 

O vereador Valter Nagelstein (MDB), no período de Comunicações relacionado à homenagem, sublinhou a generosidade da Marinha do Brasil. Nagelstein disse jamais ter imaginado viver uma experiência ensejada pela Marinha, ao lembrar a oportunidade que ele teve de testemunhar o trabalho dela na Antártida. “Um serviço fundamental e heróico”, registrou. Em nome da bancada do MDB, o parlamentar deixou registrada a sua gratidão. “Que a Marinha continue escrevendo com letras de ouro a história do Brasil”. 

Marinha

O representante do 5º Distrito Naval, capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos, agradeceu a homenagem. “A data estampa todos os ensinamentos que são passados de geração a geração: tanto para a população, quanto para os militares”, expressou o capitão. Na tribuna, Santos ressaltou a dedicação e o amor à pátria como exemplos da Marinha. Elencou a necessidade do preparo técnico e da determinação dos marinheiros para mudar a história do país. “Tenho gratidão pela Casa e pela oportunidade”, concluiu.  

Além dos vereadores da Câmara e do representante do 5º Distrito Naval, também participaram da homenagem a Banda da Marinha e os seguintes representantes: o coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, do Comando Militar do Sul; o brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, comandante da Ala 3; e o major Cézar Augusto Chaves, do comando geral da Brigada Militar.

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)