Plenário

Câmara homenageia os 50 anos do Clube de Mães Casa Branca

Casa Branca atua há meio século Foto: Elson Sempé Pedroso
Casa Branca atua há meio século Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre destacou nesta segunda-feira (27/4) o transcurso dos 50 anos do Clube de Mães Casa Branca, localizado no Bairro Alto Petrópolis, em Porto Alegre. A proposta da homenagem teve a autoria do vereador Mario Manfro (PSDB), e contou com as presenças da atual presidente da entidade, Carmen Lucia Quintana Kenes, e da ex-presidente do clube, Luisa Fabris da Rosa. 

Mario Manfro afirmou que os clubes de mães espalhados pelo mundo oferecem um grande exemplo de solidariedade com os cidadãos necessitados. "As mulheres que se agrupam nos clubes possuem o desejo de uma participação mais ativa na vida da comunidade", disse. O vereador destacou que os poderes municipais devem reconhecer que o Clube de Mães Casa Branca atuou constantemente na luta por vidas mais dignas. 

"O Clube auxilia diariamente muitas mães que perderam seus filhos e que passam por momentos difíceis em suas vidas. Foi com este intuito que algumas mães com os corações sofridos formaram os movimentos dos clubes de mães, que são reconhecidos por diversas entidades, em todo o mundo", ressaltou. Manfro afirmou ainda que, inspiradas pela desigualdade entre homens e mulheres e os efeitos que este fato causa na sociedade, as componentes dos clubes de mães buscam oferecer maiores oportunidades para que as mulheres possam usufruir de uma vida mais ativa e representativa.

A ex-presidente e participante ativa do Clube de Mães Casa Branca, Luísa Fabris da Rosa, agradeceu ao vereador Mario Manfro e à Câmara Municipal pela homenagem realizada. "Cinquenta anos não são 50 dias e posso dizer que exercemos ativamente o nosso trabalho em todos estes anos", disse. Luísa destacou que é preciso salientar o trabalho exercido pelos clubes de mães e afirmou também que os vereadores deveriam conhecer e participar dos trabalhos desenvolvidos pela entidade. "Quero dizer que esta é uma grande chance de nós mostrarmos o nosso trabalho e quem sabe angariar mais voluntários para os próximos desafios", concluiu. 

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)