Memória

Câmara inaugura exposição do Ministério da Cultura

Abertura ocorreu nesta quinta-feira Foto: Camila Domingues
Abertura ocorreu nesta quinta-feira Foto: Camila Domingues

A Câmara Municipal de Porto Alegre inaugurou, nesta quinta-feira (16/10), no saguão térreo e no 2º piso, a exposição itinerante 68/Utópicos e Rebeldes, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) para marcar os 40 Anos dos protestos de Maio de 1968. O evento tem apoio da Representação Regional do MinC no Rio Grande do Sul e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Na abertura, foi distribuída a edição de 13 de dezembro de 1968 do jornal O Estado de S. Paulo, com diversos trechos censurados.

Concebida pela chefe da Representação do MinC em São Paulo, Cecília Garçoni, a exposição reúne 50 painéis e banners de fotos e textos, que retratam o embate político e ideológico entre as forças que lutavam por transformações sociais, com destaque para a censura sofrida pela imprensa e o cenário cultural da época. Segundo o coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcellos, a  montagem da mostra em Porto Alegre tem por objetivo “aprofundar os conhecimentos trazidos por atividades realizadas na Câmara sobre o tema".

O Rio Grande do Sul é o terceiro Estado a receber a exposição, que já passou por São Paulo e pelo Paraná. De 7 a 19 de novembro, a mostra estará montada em Minas Gerais, e, de 25 de novembro a 15 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Na Câmara, a mostra poderá ser visitada até 30 de outubro, das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, às sextas-feiras. Informações no Memorial da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), pelos telefones (51) 3220-4187  e 3220-4318.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Exposição marca 40 anos dos protestos de 68