Transporte

Câmara instala Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe

Durante o ato, o vereador André Carús (PMDB) divulgou o calendário das primeiras ações.

  • Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe.
    Frente Parlamentar debaterá pacote do Executivo com escolas e universidades (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Meio Passe.
    Ato de instalação teve a presença de representantes estudantis (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, nesta segunda-feira (28/7), o ato de instalação da Frente Parlamentar em defesa do meio passe. A iniciativa é do vereador André Carús (PMDB) e tem por objetivo debater junto à escolas e universidades o pacote de projetos do Executivo municipal que restringe a gratuidade do transporte coletivo, altera as isenções do pagamento de tarifa e aumenta a vida útil dos veículos.

O vereador proponente destacou que existe, há 62 anos, uma conquista histórica dos jovens e adolescentes na Capital pelo meio passe estudantil. “Entendemos que o corte do benefício atinge cerca de 120 mil estudantes e irá provocar evasão escolar em função da dificuldade de deslocamento dos alunos. Nossa intenção, com este debate, é não perder nossos jovens para a drogadição e para a criminalidade através de uma vida ociosa e sem estudo”, explica.

Carús fez questão de esclarecer que a criação desta Frente Parlamentar não será somente para os vereadores, mas que lutará profundamente por toda a sociedade. “Vamos buscar pelos direitos também das pessoas com deficiência, dos idosos, dos trabalhadores desempregados e outras categorias que têm ameaçados os seus direitos com o pacote do Executivo.”

Entidades estudantis

A vice-presidente da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa) enfatizou que defende a mobilização dos estudantes. “A unidade é o potencial para lutar contra a retirada do nosso direito, esse ato do Executivo visa à precarização do transporte público e à diminuição do uso. Tendo 26 vereadores integrando esta comissão como parceiros da classe estudantil, seremos mais fortes para lutar contra este ato abusivo.”

Felipe Eich, representante da União Nacional do Estudantes (UNE), também se mostrou motivado com a iniciativa e destacou que, no dia 11 de agosto, a mobilização realizada nas ruas no “Dia do Estudante” contra a retirada do meio passe foi uma das maiores manifestações de união dos estudantes na Capital. “Esse movimento de mobilização deve ser feito dentro e fora das escolas e não podemos abrir mão da meia passagem, essa atitude limita o nosso futuro estudantil”, finaliza.

Cronograma

Durante a instalação da Frente foi apresentado um calendário das ações a serem debatidas nas entidades estudantis:

31/8 -  Primeira reunião na Escola Técnica Parobé
13/9 -  Debate Fadergs
18/9 – Encontro durante a Calourada da UFRGS
28/9 – Plenária da Frente no 15º Congresso Metropolitano de Estudantes de Porto Alegre (Umespa) e 59º Congresso Estadual de Estudantes (Uges).
05/10 - 0 Debate na UFRGS

Também estiveram presentes os vereadores que integram a Frente Parlamentar: Fernanda Melchionna (PSOL), Adeli Sell (PT), Professor Alex Fraga (PSOL), Cassiá Carpes (PP), Mauro Zacher (PDT), Mendes Ribeiro (PMDB), Aldacir Oliboni (PT), Sofia Cavedon (PT), Valter Nalgestein (PMDB) e Roberto Robaina (PSOL), além de representantes das entidades estudantis da União Gaúcha dos Estudantes (Uges), da União dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Livre) e direções de grêmios estudantis.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)