INSTITUCIONAL

Câmara lança Ópera Rock sobre a Revolução Farroupilha

O espetáculo será nos dias 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro na Orla do Guaíba com entrada gratuita

  • Ato de lançamento do espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”
    Ato de lançamento do espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal” (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Ato de lançamento do espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”. Na foto, os diretores João Maldonado, Jessé Oliveira e o diretor geral Clóvis Rocha com o secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse
    O evento terá a participação de artistas consagrados da cultura gaúcha. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Foi realizado nesta quinta-feira (22/11), no Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre, lançamento do espetáculo Revolução Farroupilha - Uma História de Sangue e Metal. A cerimônia não teve a presença do presidente da Câmara, Valter Nagelstein (MDB), idealizador do projeto, que está em missão oficial fora do país, mas foi representado pelo secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, que destacou o pioneirismo da iniciativa.

Segundo Alabarse, o projeto é um fato a ser celebrado, pois enaltece a cultura gaúcha e a sua história. “Que esse não seja um ato isolado e que essa ideia se propague. A cultura tem que ser acolhida e através dessa ação do Legislativo e da inspiração de Nagelstein, a população gaúcha terá uma oportunidade nunca antes vista e o Executivo estará apoiando no que for necessário. São os poderes integrados, cumprindo seu papel de investir em cultura e aproximando as pessoas”, explica.

O diretor geral do espetáculo, Clóvis Rocha, destacou que ter um edital especificamente para as artes como o da Revolução Farroupilha, que é um fato histórico, trará um espaço enorme para as demais artes. “Este trabalho abrirá um leque de oportunidade para outros espetáculos semelhantes e rico em detalhes. Este trabalho que estamos realizando será dividido com outros diretores e está sendo organizado há dois meses. Será feito em núcleos separados”.

Conforme Rocha, será dividido em cinco partes e trabalhado mais com imagens e ideias do que propriamente os personagens. “Jessé Oliveira atuará no teatro com referências afros; Dilmar Messias no circo com o tema das guerras; Carini Pereira, Gustavo Silva e Cláudia Dutra na dança com as perdas da revolução; e João Maldonado na direção musical, trazendo o pop e o rock com várias vertentes”. Entre as estrelas das três noites estão a atriz e cantora Valéria Houston, os irmãos Ernesto e Paulinho Fagundes e a guitarra de Erick Endres.

Jessé Oliveira, que é diretor de teatro também, ressaltou que esta é uma oportunidade de aproximar as pessoas e enaltecer uma área tão importante, mas que vem passando por muitas dificuldades de incentivo financeiro. ”Temos que romper as barreiras e trazer para a população gaúcha as riquezas da nossa cultura”. João Maldonado, diretor musical, concluiu dizendo “que o Ópera Rock tem um peso, é uma ópera contemporânea com os nossos artistas contando a nossa história e que emocionará a todos que forem assistir”.

Também estiveram presentes no lançamento o vereador Reginaldo Pujol (DEM) e o desembargador do TRT4, João Paulo Lucena.

Serviço

Espetáculo “Revolução Farroupilha, uma História de Sangue e Metal”.

Quando: 30 de novembro e 1º e 2 de dezembro (sexta, sábado e domingo)

Horário: 20 horas

Local: Orla Moacyr Scliar (Avenida Edvaldo Pereira Paiva)

Entrada gratuita 

Produção: Lucida Desenvolvimento Cultural

Apoio: Prefeitura de Porto Alegre – Secretaria Municipal da Cultura

Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre


Texto: Priscila Bitttencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)