Solene

Câmara lembra Dia das Mães em Sessão Solene

Alunos da ACM se apresentaram na homenagem ao Dia das Mães Foto: Francielle Caetano
Alunos da ACM se apresentaram na homenagem ao Dia das Mães Foto: Francielle Caetano
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou hoje (7/5) Sessão Solene em homenagem ao Dia das Mães, em 2013 comemorado em 12 de maio. A sessão é um evento tradicional do Legislativo e, este ano, foi proposta pela vereadora Luiza Neves (PDT). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), que recitou a poesia Mãe Crioula, de Jayme Caetano Braun, para homenagear as mães. "Fonte de amor e de vida. Sacrificada aos deveres. Sinto o maior dos prazeres. Ao beijar-te, Anjo Bendito. Pois em ti eu beijo contrito. O mais sagrado dos seres." 

Luiza Neves, que falou também em nome da Mesa Diretora, disse que o Dia das Mães é uma data festiva, mas observou que o próximo domingo será um dia triste para 241 mães que perderam seus filhos na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria. "Estas mães não terão o abraço de seus filhos. Que esta homenagem sirva para todos nós como momento de reflexão para que a tragédia de Santa Maria nunca mais se repita." Luiza fez uma citação especial a Zilda Patat, mãe de Guilherme, um dos jovens sobreviventes do incêndio na boate. "Zilda é uma amiga querida e pude acompanhar o sofrimento dela enquanto o filho estava internado em Porto Alegre." 

A vice-presidente da Associação Cristã de Moços (ACM/RS), Maria Inês Ribeiro Schultz, disse que a entidade sete-se honrada em participar da homenagem às mães. Ela fez um relato sobre a origem do Dia das Mães e observou que a data foi introduzida no Brasil por iniciativa da ACM, em 1918. "As mães são aquelas que foram, são e sempre serão as responsáveis pela origem de uma nova vida." Na sessão, Maria Inês entregou diplomas a mães acemistas por seu trabalho na organização.

Os vereadores Alceu Brasinha (PTB), Cassio Trogildo (PTB), Márcio Bins Ely (PDT), Mário Fraga (PDT), João Carlos Nedel (PP), Mônica Leal (PP) e Jussara Cony (PCdoB) participaram da homenagem, além de alunos de escolas da Associação Cristã de Moços (ACM), que fizeram uma apresentação em homenagem às mães gaúchas. O ex-vereador João Dib, que durante 40 anos na Câmara propôs a sessão pelo Dia das Mães, também esteve presente na homenagem. 

A data

A idealizadora do Dia das Mães é a professora norte-americana Anna Jarvis, que em 12 de maio de 1907, dois anos após a morte de sua mãe, criou um memorial a ela e iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido. Ela obteve sucesso ao torná-lo reconhecido nos Estados Unidos em 8 de maio de 1914. Assim, o Dia das Mães foi celebrado pela primeira vez em 9 de maio de 1914. A data foi trazida ao Brasil pela ACM em 12 de maio de 1918 e oficializada em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, no segundo domingo de maio. Em 1947, foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica do Brasil.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)